Translate

20 fevereiro 2020

Teste Anpad

Em 2009 postei algumas observações sobre o teste Anpad. Alguns leitores colocaram:

Concordo integralmente com sua crítica

Essa prova é ridícula, por diversos motivos

não existem questões sobre administração nele


Um leitor chamou a atenção para existência de pesquisa entre a pontuação do Anpad e desempenho na pós. O leitor indica um link, onde destaco o seguinte ponto:

Não foi encontrada nenhuma correlação significativa entre as notas obtidas no teste ANPAD, tanto a nota geral quanto as notas parciais, e a produtividade científica dos alunos durante o primeiro ano do curso. A nota geral no teste ANPAD não possui impactos no desempenho do aluno ao longo do curso de mestrado e doutorado em Administração, assim como não possui impactos na quantidade de publicações e apresentações de artigos em congressos. No entanto, a utilização do teste ANPAD como parte dos processos seletivos parece ser benéfica aos cursos, já que garante a entrada de alunos com habilidades básicas e com um mínimo de conhecimento. Mas, até que ponto o teste é útil para selecionar alunos com capacidade de produção de conhecimento científico? De acordo com os resultados da pesquisa é possível questionar a validade do papel do teste ANPAD na seleção de futuros pesquisadores da área de Administração. Nessa pesquisa, a produtividade científica foi explorada, exclusivamente, pelo aspecto quantitativo, no entanto, a qualidade da produção é de grande relevância e deve ser analisada em estudos futuros.

O certo é que o teste Anpad procura ajudar os programas de pós em uma tarefa muito árdua: selecionar os melhores candidatos. Depois de mais de duas décadas participando deste processo, posso afirmar que é muito complicado este processo. (No programa no qual atualmente sou coordenador, estamos sempre procurando um método que seja melhor nesta seleção. Não achamos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário