Translate

11 fevereiro 2020

História da Contabilidade: Escritório de Contabilidade nos anos de 1860s - Parte 2


Em 2017 postei sobre este "escritório de contabilidade"nos anos de 1860s, no que talvez seja o primeiro escritório de contabilidade do Brasil:

A questão da postagem de hoje é quando surgiu o primeiro escritório de contabilidade. Não temos nenhuma certeza. A primeira notícia de algo próximo a um escritório encontramos no ano de 1857, em Pernambuco. Através de um anúncio publicado no O Liberal (14 de março de 1857, n. 1329, ano VI, p. 3), reproduzido acima (1). Christovão Guilherme Breckenfeld - cujo sobrenome estrangeiro poderia denunciar que se tratava de um imigrante ou descente de um deles, anunciava seus serviços como Agencia de Contabilidade Commercial.
Tentei fazer uma pesquisa sobre Breckenfeld e encontrei informação, nenhuma que pudesse ajudar a compreender melhor quem seria este pioneiro.

Inês Carolina Rilho completou:

Christovão Guilherme Breckenfeld, pela data do anúncio, era meu tetravô, pelo lado materno. Sei que ele imigrou de Vila Franca de Xira, Portugal, e se casou no Recife, em 29-08-1821, com Clara Joaquina Carvalho. Tinha um estabelecimento na Praça do Diário, no Recife. Mas não tinha conhecimento de que ele era contador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário