Translate

04 fevereiro 2020

Como Coronavirus pode afetar a Contabilidade

O Wall Street Journal lembra que o corona vírus pode atrapalhar o trabalho do auditor. As restrições de viagens significa restringir o trabalho dos profissionais contábeis, trazendo como consequência relatórios incompletos ou pareceres atrasados. As Big Four também colocaram restrições para as viagens, informa o jornal.

A PricewaterhouseCoopers disse que cancelaria as viagens de funcionários e parceiros para a China continental e regiões vizinhas. A Ernst Young disse que os funcionários devem ficar em casa por várias semanas depois de viajarem para a China. A divisão dos EUA da KPMG proibiu todas as viagens de negócios para a China continental. A Deloitte Touche Tohmatsu pediu aos funcionários que adiassem indefinidamente as viagens não essenciais à China, disse uma porta-voz.

A questão é que em muitos casos é essencial que o auditor faça viagens, para entender o ambiente local e o cliente. Além disto, certos itens, como os estoques, precisam ser fisicamente observados. A ausência da contagem de estoques pode afetar os balanços das empresas.

A contagem independente de inventário representa um componente crucial dos balanços das empresas. Se os auditores não puderem acessar o inventário de material para auditorias físicas e concluir seu trabalho, eles provavelmente não enviariam um relatório.

Para enviar demonstrações financeiras completas, os executivos podem ter que negociar prorrogações do prazo com os reguladores ou, em alguns casos, desenvolver maneiras de fornecer divulgações suficientes em vez de inspeções no local pelos auditores. Eles também podem precisar solicitar extensões de prazo para determinados registros.

Quando a empresa conta com afiliadas nos local, isto pode deixar de ser um problema. Mas as empresas menores de auditoria, que não possuem um conexão internacional, podem ter problemas. E isto irá afetar as empresas com operações na China.

As empresas públicas dos EUA podem obter uma extensão do prazo para relatórios financeiros com a Securities and Exchange Commission, disse Goelzer. O regulador permite uma extensão de até 15 dias para relatórios anuais e até cinco dias para relatórios trimestrais.

Atrasos nas informações pode gerar a revogação dos registros de valores mobiliários nos Estados Unidos, muito embora a SEC possa estender os prazos legais em certas situações. Isto já ocorreu no passado, como no furacão Michael, em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário