Translate

09 julho 2019

Teste de QI é uma fraude

Taleb argumenta que o teste QI é uma fraude pseudocientífica. Vou tentar resumir os argumentos dele:

1) Teste de QI é uma medida útil para pessoas acostumadas a fazer testes e que vivem em ambientes controlados que não tem conexão com o mundo real: burocratas, acadêmicos, pessoas que vivem de salário etc. Não há relação estatística significante entre teste de QI e riqueza, por exemplo.

2) Teste de QI não mede capacidade intelectual. Se você quiser detectar como alguém se sai numa tarefa específica, faça com que ele execute a tarefa. Não é necessário exame teórico para examinar esse tipo de competência;

3) Caudas pesadas. O teste de QI é construído com base na distribuição normal. No entanto, o desempenho no mundo real tem cauda pesada. Assim, a covariância entre QI e o desempenho em determinada tarefa não existe ou não é informativa;

4) A inteligência nos testes de QI é determinada por psicólogos acadêmicos;

5) No mundo acadêmico não há diferença entre a academia e o mundo real. Mas no mundo real há diferença.

6) A vida real nunca oferece perguntas nítidas com respostas nítidas;

7) Quando alguém lhe faz uma pergunta no mundo real, você se concentra primeiro em “por que ele  está me perguntando isso?”, o que te leva ao meio ambiente  e reduz o problema em questão.

8) O pior problema com o QI é que parece escolher pessoas que não gostam de dizer "não há resposta, não perca tempo, encontre outra coisa".

9) Para ser bem sucedido na na vida você precisa de profundidade e habilidade para selecionar seus próprios problemas e pensar independentemente.

10) Ao contrário das medidas de altura ou riqueza, que carregam um pequeno erro relativo, muitas pessoas obtêm resultados bastante diferentes para o mesmo teste de QI.

11) Acadêmicos e médicos têm QI mais alto, pois para exercer essas carreiras é preciso passar em testes semelhantes aos testes de QI.

12) Teste de QI também poderia ser renomeado para teste para pessoas assalariadas, pois mede a capacidade de ser um bom escravo confinado a tarefas lineares.

13) O argumento dos psicólogos para justificar o teste de QI  é algo do tipo: quem você gostaria que quisesse uma cirurgia cerebral em você , alguém com um QI de 90 ou um com 130 ?Bem, você escolhe pessoas com base no desempenho específico da tarefa, o que deve incluir alguma filtragem. No mundo real, você entrevista pessoas e olha currículo (ninguém olha o QI) e, depois de ter seu currículo examinado, o colega de QI baixo é naturalmente eliminado. Assim, a única coisa que o teste de QI pode selecionar, o deficiente mental, já é eliminado na vida real: ele não pode ter um diploma em engenharia ou medicina. O que explica a razão do teste de QI ser desnecessário. Além disso, usá-lo é arriscado porque você perde os Einsteins e os Feynmans.

14) “QI” tem capacidade de prever de desempenho em treinamento militar, com correlação ~ .5;

15) O efeito Flynn deveria nos alertar não apenas que o QI é um tanto dependente do ambiente, mas que é pelo menos parcialmente circular.


Tem um livro que trata do assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário