Translate

16 julho 2019

Concentração e Mudança Tecnológica

Hsieh e Rossi-Hansberg estudaram o setor de serviço nos Estados Unidos entre 1977 a 2013. Eles verificaram se a nova revolução industrial em setores de serviço provocou algum aumento na concentração nas empresas.

O interessante na abordagem dos autores é que usam a estrutura de custo - em particular a participação dos novos custos fixos tecnológicos - para procurar entender a concentração no setor. A conclusão dos autores é que a concentração não apresentou mudança substancial - nem aumento, nem redução - durante o período analisado.

Mas será que isto é válido para a contabilidade? Sendo uma atividade de serviço, também não deveria existir um aumento na concentração. É importante notar que a questão da concentração é bastante complexa. Bonfigliogi, Crinò e Gancia mostraram que as transações de empresas multinacionais podem afetar este valor. Rossi-Hansberg e outros indicaram que a concentração nacional parece aumentar, enquanto a concentração local indica uma redução.

E a contabilidade? A questão da concentração é uma preocupação bastante presente entre as empresas de auditoria. Este assunto é bastante pesquisado na literatura, como em Dantas, Medeiros e Paulo, em 2011. Entretanto, no escritório de contabilidade não sabemos ao certo se a concentração está aumentando ou não. No caso da contabilidade, muitas vezes é uma atividade "terceirizada" e isto pode afetar a concentração. Dois outros fatores podem afetar esta concentração: a mudança tecnológica (vide Hsieh e Hansberg) afetando a estrutura de custo e a mudança de legislação, como a criação do MEI.

Recentemente, Souza, Silva, Silva e Souza (é isto mesmo) analisaram a concentração dos profissionais de contabilidade em termos geográficos. Sabemos que cidades com mais habitantes possuem mais profissionais, mas os autores mostraram que quando se analisa em termos proporcionais, a concentração é afetada por um fator: o desenvolvimento humano do local.

The Industrial Revolution in Services - Chang-Tai Hsieh, Esteban Rossi-Hansberg - NBER Working Paper No. 25968 - Issued in June 2019
Bonfiglioli, A, R Crinò and G Gancia (2019), "Concentration in international markets: Evidence from US imports," CEPR Discussion paper 13566.
Diverging Trends in National and Concentration - Esteban Rossi-Hansberg, Pierre-Daniel Sarte, Nicholas Trachter. NBER Working Paper No. 25066. Issued in September 2018
DANTAS, José Alves; DE MEDEIROS, Otávio Ribeiro; PAULO, Edilson. Relação entre concentração e rentabilidade no setor bancário brasileiro. Revista Contabilidade Finanças, v. 22, n. 55, p. 5-28, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário