Translate

02 julho 2019

Necessidade da Estrutura Conceitual

O discurso de Russell Golden, presidente do Fasb, na conferência de 2019 do IMA apresenta algumas questões interessantes sobre a contabilidade. Um dos grande temas tratados na Conferência foi o papel da tecnologia. Golden acredita que a tecnologia não irá substituir o ser humano em razão do “bom senso profissional”. Mas a tecnologia pode trazer ferramentas que ajudam nas informações.

Mas este não foi o foco do discurso de Golden. Ele faz um retrospecto do seu mandato e dos padrões contábeis do Fasb. Para o presidente do Fasb, um padrão contábil para funcionar deve trazer insights aos investidores. E o padrão não pode ser complexo ou ter problemas (bugs). “Um padrão que não funciona cria ansiedade, frustração e atrito na contabilidade”, afirma Golden. Como consequência, a busca de padrões mais simples. Este era o objetivo de Golden, quando assumiu o Fasb. O presidente da entidade afirma que “simplificação não é tão simples”. E o discurso é um histórico desta busca.

Destaco aqui que ele afirma que parte do problema está na estrutura conceitual incompleta, tanto dos EUA quanto o Iasb. Golden afirma que desde 2013 ocorreu algum progresso. Mesmo assim, alguns itens já aprovados, como mensuração e apresentação dos elementos patrimoniais, foram considerados, por Golden, inadequadamente tratados. Ou seja, a aproximação do Fasb com o Iasb que resultou na estrutura conceitual pode ser algo perdido, com o passar do tempo.

Hoje, a estrutura conceitual do Fasb hoje está mais avançada que a do Iasb. Mesmo assim, parece que isto não é suficiente para o presidente do Fasb.

Aqui o discurso completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário