Translate

06 julho 2019

Os livros mais vendidos de todos os tempos

A listagem dos livros mais vendidos na história será necessariamente controversa. Há dificuldade nos números, que inclui livros antigos com pouco registro do número de exemplares. Outro aspecto é como considerar o conceito de livro: Harry Potter é um livro ou um conjunto de livros; os livros publicados “copiados” de um terceiro, como a Summa de Pacioli, que foi “copiada” em diferentes idiomas; e as estatísticas das publicações “piratas”; todas são situações onde a mensuração do número pode ser complicada.

O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal vendeu 120 milhões de cópias. Já o catalogo da Ikea teve 203 milhões na tiragem de 2017. Mas o catalogo da Ikea não é bem um livro. E quando consideramos a Bíblia e suas derivações torna a listagem mais complicada ainda.

A seguir, uma tentativa de listagem dos livros mais vendidos de todos os tempos:

1 - Citações do Presidente Mao Zedong - O número de unidades vendidas deve estar entre 740 milhões e 5 bilhões de cópias. O ditador chinês, que governou a China entre 1949 até sua morte, publicou aforismos, mas sua tiragem foi comprada pelo estado, não pagou impostos e outros custos.

2 - Dicionário Xinhua - 567 milhões de cópias vendidas - É o dicionário mais “popular”, também vendido na China. Usado na escola primária da China.

3 - Harry Potter - 500 milhões de cópias vendidas para os sete livros. O livro foi escrito há mais de vinte anos e a primeira edição saiu em 1997. Como existe controvérsia dos dois primeiros da listagem, considerar Harry Potter um único livro também é polêmico.

4 - O Senhor dos Anéis - Mais de 100 milhões de cópias vendidas - Livro escrito por Tolkien cujas vendas aumentaram substancialmente com os filmes.

5- Pequeno Príncipe - estimativa de 150 milhões de cópias vendidas. Escrito por Antoine de Saint-EExupéry é também o livro não religioso mais traduzida do mundo: 382 idiomas.

6 - E não sobrou nenhum, de Agatha Christie - 100 milhões de cópias vendidas - É o mistério mais vendido de todos os tempos.

7 - O Código Da Vinci - Cerca de 60 milhões de cópias vendidas. Obra de Dan Brown

8 - Cookbook de Betty Crocker - cerca de 60 milhões decópias vendidas

Parte do sucesso dos livros citados acima ocorreu no final do século XX e início do século XXI. Por este motivo, é bom lembrar do livro “A Cabana do Pai Tomas” que vendeu 3 milhões de exemplares, a maior parte no século XIX.

Adaptado livremente daqui. Dos oito livros mais "vendidos", eu li quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário