Translate

03 julho 2019

Crescimento Econômico no tempo

Nos dias de hoje, uma pessoa média no mundo é 4,4 vezes mais rica que um indivíduo que vivia em 1950. Um gráfico deste site mostra esta comparação entre a vida em 1950 e a vida nos dias de hoje. É nítido que esta melhoria na renda das pessoas não ocorreu igualmente no mundo. Um argentino médio hoje é 2,2 mais rico do que em 1950, estando abaixo da evolução mundial. Já um brasileiro seria 8,7 vezes. Alguns poucos países pioraram: Zimbabwe, Afeganistão, Haiti, República Democrática do Congo, Djibouti, Burundi e Niger. Não é coincidência serem países com graves conflitos internos.

Entre aqueles que tiveram melhorias substanciais Taiwan (30x), Cingapura (27,5x), Coréia do Sul (32,2x). A China evoluiu bastante (16,3x), diminuindo a distância de alguns países desenvolvidos (Estados Unidos = 3,5x). Esta evolução já está ajustada pela inflação; ou seja, isto é um ganho real. Mas existe uma conclusão importante que não pode ser esquecida:

Os dados visualizados nesses dois gráficos mostram que o mundo não é a economia de soma zero que foi em nosso passado . Não é mais o caso que o ganho de uma pessoa ou de um país seja automaticamente a perda de outra pessoa. O crescimento econômico transformou o mundo em uma economia de soma positiva, onde mais pessoas podem ter acesso a mais bens e serviços ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário