Translate

26 julho 2019

Registro de encontros com partes interessadas

Como resolver uma situação quando um membro de uma entidade tem algum envolvimento com uma parte interessada? Uma primeira solução é evidenciar claramente esta relação. Parece que é isto que a Fundação IFRS, que cuida das normas internacionais de contabilidade, pretende fazer a partir do final de 2019. A Fundação anunciou que haverá um registro público do envolvimento dos membros do Iasb com partes interessadas. Isto deve aumentar a transparência e a "demonstrar a independência dos membros do Board".

O registro incluirá somente encontros com duração superior a 30 minutos, com informações sobre a data, nome da organização, localização e finalidade. A iniciativa decorreu de um relatório da Comissão Européia (copia aqui) que constatou que quando um membro da Fundação tinha encontros com stakeholders nenhum registro formal era mantido. É interessante que este documento "lembrava",  no seu apêndice 2, que a Comissão Europeia era o segundo maior financiador da Fundação IFRS (após as Big Four).

É inocente supor que a mera divulgação dos encontros seja suficiente para impedir conflitos de interesse. Existe um velho ditado que diz "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta".

Imagem: Pompeia, a mulher de César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário