Translate

24 julho 2019

Qualis novo

Uma discussão para quem está envolvido em pesquisa (e ensino) foi a mudança no Qualis. O que significa isto? Como isto pode afetar a pesquisa contábil? São perguntas interessantes para serem respondidas.

Tudo começou no início dos anos 2000. Com o crescimento da pós-graduação, o governo entendeu que deveria continuar avaliando os cursos de pós-graduação. Em muitos países, isto é uma tarefa de empresas, mas no Brasil, o governo optou por construir uma avaliação para ajudá-lo na concessão de bolsas de estudos, na destinação de verbas e na autorização de funcionamento dos cursos. Um dos grandes problemas deste processo é como avaliar um curso. Muitas vezes os efeitos da educação só serão notados muitos anos depois. Para resolver isto, a avaliação da pós-graduação utiliza os resultados obtidos pelos cursos. Como geralmente estes resultados são publicados em periódicos ou congressos, esta seria uma escolha natural. A questão era como diferenciar uma pesquisa de boa qualidade de outra de baixa qualidade. Sabendo que as melhores pesquisas são publicadas sob forma de artigos em periódicos de boa fama, o governo estabeleceu que este seria o parâmetro.

No exterior, a qualidade geralmente é medida por uma variável chamada Fator de Impacto. Quando um artigo é muito citado, isto poderia indicar que a pesquisa teve uma influencia e foi importante para a sociedade. Por uma série de razões, há quase vinte anos o governo brasileiro decidiu não usar o Fator de Impacto. Quais eram estas razões? São várias as respostas: muitas áreas não publicavam regularmente, não publicavam em um idioma que fosse relevante em termos de ciência (inglês, geralmente) ou não tinham uma tradição de pesquisa. Para suprir o Fator de Impacto, o governo federal criou uma listagem de periódicos com uma classificação respectiva. No início, um especialista olhava a listagem, consultava alguns colegas e com base no seu conhecimento decidia qual nota dar para cada periódico. O processo era realmente rudimentar, mas com o tempo foi melhorando. Os editores de periódicos passaram a ter uma listagem de tarefas que conduzia uma melhoria na classificação: cadastro em algumas bases, publicação em língua estrangeira, corpo editorial de renome etc.

Existia um grau elevado de subjetividade no processo. Mas dois problemas eram notórios. O primeiro era que cada área da Capes tinha sua análise. Por exemplo, a revista Espacios, originária da Venezuela, era considerada de boa qualidade pela área de Educação e na área de História, recebendo a nota B1, a terceira maior nota de um total de oito. Mas em muitas áreas este periódico tinha nota C, a pior de todas. Além desta incoerência, cada área tinha seu critério de análise. A área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo tinha uma regrinha interessante: se alguém publicasse em periódico de outra área, a nota da outra área seria válida, menos um grau. Se um pesquisador de contabilidade publicasse uma pesquisa no Advances in Quantum Chemistry, que possui a classificação B3 na área de Astronomia e Física, o artigo seria considerado como equivalente a um B4, um degrau abaixo do B3. Isto fez com que a área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo classificasse um artigo publicado na Science, talvez o periódico de maior prestígio em termos mundiais, como sendo A2. O que é um absurdo.

Além disto, em algumas áreas existia um grande número de periódicos de “alta qualidade” (A1, A2 e B1) e em outras este número era menor. Não tínhamos uma distribuição igualitária. Na área Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo eram 323 periódicos A1, mas 427 na classe B2.

O “novo” Qualis resolveu estes dois problemas. Em primeiro lugar, a avaliação de um periódico será a mesma para qualquer área. Afinal, uma boa ciência é sempre boa independente do assunto tratado. Assim, a publicação na Science será sempre A1 (espera-se). Em segundo lugar, o número de periódicos em cada classe será o mesmo. Aqui temos uma consequência interessante: se um periódico melhorar de qualidade, deve também melhorar sua nota. Mas isto irá fazer com que um periódico melhor classificado seja rebaixado.

Como isto pode afetar a pesquisa contábil? Acredito que o novo Qualis irá fortalecer alguns periódicos, mas penalizar outros. Existe hoje uma tendência de cada IFES, cada programa de pós, ter o "seu" periódico. Isto não faz muito sentido nos dias atuais. Provavelmente os periódicos que possuem o patrocínio de mais de uma entidade sairão fortalecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário