Translate

03 março 2019

História da Contabilidade: Imposto de Renda, Computador e Análise de balanços

A luta entre a receita federal e os fraudadores do imposto de renda é mais antiga que pensamos. Nota fria, notas falsas e meia nota já eram usadas há tempos no Brasil. E esforços na tentativa de ter um instrumento que pudesse pegar os fraudadores ...

Em 1968, a receita federal começa a usar dois meios importantes para tentar reduzir as fraudes fiscais. O primeiro é um computador, instalado na sede do Ministério da Fazenda. Este computador foi chamado de pantera cor de rosa pois as unidades do equipamento, importado dos Estados Unidos, estavam pintadas de rosa. Para aqueles que não se lembram ou não viram, “pink panter” era um personagem de desenho animado e nome de um diamante que originou filmes estreados por Peter Sellers. (Vale a pena ver)

O segundo meio para reduzir fraudes foi a associação entre “novos” formulários e a análise de balanço. Veja o que disse Cleto Henrique Meyer (foto), diretor do Imposto de Renda, em 1968:

Novos formulários para declaração de rendas estão sendo ultimados. Por êsses novos modelos teremos os índices de rentabilidade das emprêsas ou dos contribuintes em geral; os índices de giro de investimento, os índices de estoques, os índices de retôrno, a relação entre as compras e as contas a pagar, etc. Com êsses elementos poderemos dar as regras do jôgo [itálico no original] ao computador, e êle denunciará as emprêsas cujos índices não apresentarem o equilíbrio necessário entre lucro, receita, despesas, estoques, etc. Perfurados os cartões com base nesses dados, o cérebro eletrônico, por um lado, fará o cálculo do impôsto, emitirá as notificações e recibos. Ao mesmo tempo, em outra operação simultânea, selecionará os contribuintes cuja confrontação de índices for suspeira [itálico no original], em desacôrdo com os padrões normais de contabilidade. Com isso esperamos fechar o cêrco em tôrno dos sonegadores. 

(O Cruzeiro, 6 de janeiro de 1968, ed 1, p. 14. Entrevista a Arlindo Silva, foto Indalécio Wanderley) (Grafia da época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário