Translate

10 março 2019

Pemex


  • As agências de rating começaram a rebaixar a Pemex, a estatal do petróleo do México
  • A empresa possui muitos problemas, inclusive roubo de combustível estimado em 3 bilhões de dólares 
  • O novo governo prometeu um aumento de capital de 4 bilhões para uma empresa que possui dívida de 107 bilhões de dólares

A Pemex é a Petrobras do México. Criada em 1938 é monopolista na exploração dos recursos energéticos no México. Possui receita de 117 bilhões de dólares e mais de 400 bilhões de ativos, além de 138 mil empregados. Ou seja, é uma empresa muito maior que a Petrobras, em uma economia menor que a brasileira.

Assim como a Petrobras, a Pemex é muito mal gerenciada. E muito endividada também. Em razão destes fatores, as agências de crédito começaram um movimento para cortar a nota da empresa. A Se P reclassificou a empresa recentemente em B-, abaixo do grau de investimento. A Fitch reduziu o rating para BBB-, assim como a Moody´s. Havia uma promessa de aumentar o capital da empresa em quase 4 bilhões de dólares, um pouco acima das perdas estimadas que a empresa tem com o roubo anual de petróleo, estimado em 3 bilhões.

Atualmente as dívidas da empresa chegam a 107 bilhões de dólares ou 5% do PIB do México. As obrigações com a previdência, quando somadas com a CFE, corresponde a 9% do PIB. A produção de petróleo da empresa é de 1,62 milhão de barris dia. Para se ter uma ideia, a Petrobras, uma empresa menor, produziu 2 milhões em 2018.

A empresa possui muitos problemas: redução de reservas, má gestão, muitos empregados, falta de investimento, roubo de petróleo, tributos excessivos e ... corrupção. Por enquanto, o novo governo parece confortável na popularidade elevada. Até quando?

Cartonn de 2008, mas ainda atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário