Translate

03 março 2019

Pesquisa em Futebol

Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano analisa algo muito interessante. Comecemos pelo título: "Twelve Eyes See More Than Eight. Referee Bias and the Introduction of Additional Assistant Referees in Soccer". Criativo e resumindo a pesquisa. No caso, a presença de árbitros adicionais no futebol e o viés. Basicamente, será que mais olhos analisando os lances modificam a forma como o futebol é conduzido?

Usando dados de duas temporadas, da Liga dos Campeões e Liga Europa, onde os principais times do mundo estavam competindo, os pesquisadores analisaram antes - na temporada 2007 a 2008 - e depois - temporadas 2013 e 2014 - se a presença de mais dois assistentes poderia resultar em mudanças, por exemplo, no número de cartões amarelos. Foram mais de dois mil jogos analisados. Sabe-se que a decisão de um juiz de futebol pode ter consequências econômicas: um time pode ganhar prêmios e ser favorecido, em detrimento de outro.

A pesquisa encontrou a existência de viés na decisão dos juízes na primeira temporada analisada, mas não na segunda, quando foram introduzidos mais dois auxiliares. E aumentou o número de cartões amarelos. Assim, a pesquisa mostrou que a medida melhorou o "controle sobre o jogo"

Olivier Verstraeten e Stijn Baert. Twelve Eyes See More Than Eight. Referee Bias and the Introduction of Additional Assistant Referees in Soccer. feb 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário