Translate

30 março 2019

História da Contabilidade: Revista da Associação dos Guarda livros - Parte 1

A história está sempre se renovando, com mais informações e dados. A cada nova evidencia, mudamos a maneira como enxergamos o que ocorreu no passado.

As postagens deste blog sobre a história da contabilidade caminham neste sentido. Neste sábado, em especial, as postagens também tratam da história da história. Em 2013, este blog fez uma entrevista com a bibliotecária do Conselho Federal de Contabilidade.

Em um determinado trecho perguntamos:

Contabilidade Financeira: Qual o livro mais antigo que consta do acervo da biblioteca?
Lúcia Figueiredo:O livro mais antigo da Biblioteca do CFC é o Código de Contabilidade da União de 1923.

Contabilidade Financeira: E a revista?
Lúcia Figueiredo: A revista é o exemplar n.1 da Revista Brasileira de Contabilidade de 1912 ( temos somente uma cópia).


Já no final, na penúltima pergunta:

Contabilidade Financeira: Antes da RBC existir, tivemos no Brasil no século XIX a publicação de um periódico dos guarda-livros, antiga denominação dos profissionais. Você sabe a existência de algum exemplar desta publicação?
Lúcia Figueiredo: Não.


Nós já sabíamos da existência deste periódico. E não encontramos nas nossas pesquisas. Pois bem, há duas semanas, pesquisando a excelente Hemeroteca Digital, deparamos com uma preciosidade. A imagem a seguir fala mais do que mil palavras:

(Confesso que fiquei tão surpreso com a descoberta, que terminei não fazendo nenhuma postagem sobre a história da contabilidade na semana passada. Um bom motivo, acho) (Existe dois outros periódicos importantes, que precisamos falar mais algum dia: Revista Commercial, de Santos, que antecede a Revista da Associação dos Guarda-livros, e outro revista, também de Guarda-livros, de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário