Translate

15 março 2019

Compra de vagas nos EUA


  • Nesta semana diversas pessoas foram presas nos EUA envolvidas na "compra" de vagas em universidades de elite
  • As pessoas eram ricas e/ou famosas
  • Mostramos um pequeno aspecto contábil do fato

Um escândalo no processo seletivo em universidades dos EUA mostrou pais ricos usando seu dinheiro para comprar vagas. Isto acontecia através dos departamentos de atletismo das universidades.

Um artigo interessante de Marc Bain lembra que o que estava em jogo não era a educação de pessoas, mas o “reconhecimento da marca”. O caso mais de Olivia Jade Giannulli, filha da atriz Lori Loughlin e do estilista Mossimo Giannulli, é interessante. Olivia queria ser influenciadora digital, não estudar. Ela gravou um vídeo em que dizia não saber onde iria estudar, mas queria “acontecer”. Afirmava: “não me importo com a escola, como todos vocês sabem”


(Na foto, Olivia, que fazia propaganda da Amazon, fala do seu dormitório da universidade)

Provavelmente muito dos acusados não imaginava que seriam pegos em uma investigação como esta. E talvez reflita a opinião que os estadunidenses possuem do seu sistema de ensino.

E a contabilidade? No meio do escândalo, encontrei um aspecto contábil. Um dos acusados, John B. Wilson era chefe do comitê de auditoria do Franklin Templeton, uma empresa de investimento. Wilson foi retirado do comitê de auditoria, conforme comunicação da empresa. Wilson também é presidente e CEO da Hyannis Port Capital, uma empresa de investimento. Afinal, não fica bem um comitê de auditoria ser presidido por uma pessoa envolvida em um escândalo deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário