Translate

16 março 2019

Contabilidade difícil

Em uma entrevista para a Exame, o consultor Claudio Galeazzi fala sobre a experiência com reestruturação de empresas. Segundo a revista, ele atuou em empresas como Grupo Pão de Açúcar, BRF, Vila Romana e Vulcabras. Na entrevista, uma pergunta foi: Quais costumam ser os entraves aos processos de reestruturação?

Galeazzi cita vários entraves. Uma frase chama a atenção. Vamos a resposta:

É muito comum os donos passarem por uma fase de negação. Eles não têm a dimensão exata do problema, até porque, geralmente, eles próprios criaram a empresa e semearam seu crescimento. Há também muito ego e vaidade envolvidos. É comum, ainda, o presidente não ter acesso direto à contabilidade, que costuma ser difícil de destrinchar. Além disso, em certos casos, é preciso afastar da gestão alguns executivos próximos ao empresário que não estão mais contribuindo da forma desejada para o crescimento da empresa. São ações muitas vezes problemáticas, que enfrentam resistência.


(Grifo do blog) O texto dá a impressão que o presidente de uma empresa não tem acesso à contabilidade pelo fato dela ser difícil. E como a pergunta é sobre “entraves”, parece culpar a contabilidade pelo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário