Translate

19 março 2019

A métrica que importa

De 1985 a 2009, o tamanho médio da rede social de um americano - definido pelo número de confidentes que as pessoas sentem que tem - diminuiu em mais de um terço. Podemos ter centenas de amigos no Instagram, mas há evidências que essas conexões não são as que nos fornecem o bálsamo social que precisamos, que é o contato humano. Em vez disso, quanto mais “conectados” nos tornamos, mais parecemos deixar nossos relacionamentos sociais atrofiados, deixando de conversar com um velho amigo, convidando um vizinho para um café ou participando de alguns dos rituais banais diários da vida - conversando com alguém a caminho do metrô, tomando café em um café onde você conhece o nome do barista - que acalma nossas necessidades sociais.

"Os seres humanos precisam de outros para sobreviver", diz Julianne Holt-Lunstad , professora de psicologia da Universidade Brigham Young. "Independentemente do sexo, país ou cultura de origem, ou idade ou origem econômica, a conexão social é crucial para o desenvolvimento humano, a saúde e a sobrevivência".

Em 2010, Holt-Lunstad publicou uma pesquisa mostrando que pessoas que tinham laços sociais mais fracos tinham uma probabilidade aumentada de 50% de morrer mais cedo do que aquelas com filhos mais fortes. Estar desconectada, mostrou, representava perigo comparável ao consumo de 15 cigarros por dia e era mais preditivo de morte prematura do que os efeitos da poluição do ar ou da inatividade física.


Continue lendo aqui

(Permita-me uma digressão pessoal: Hoje eu visitei o local onde trabalhei entre final 2013 a 2016. Encontrei as pessoas e percebi como fui feliz ali. Eu já sabia disto. Mas é muito bom saber desta "conexão social" que une e é fundamental para nossa felicidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário