Translate

22 março 2019

Escola do Trabalhador

No final de 2017, o então Ministério do Trabalho criou a escola do trabalhador. Ao contrário da política de qualificação profissional que predominou nos anos anteriores, com esta escola qualquer pessoa entraria no site da escola, poderia escolher um curso, estudar o seu conteúdo e após um teste, receber um certificado. Tudo isto online, sem tutoria e burocracia.

Antes disto, o Ministério do Trabalho procurava fazer a qualificação através de convênios com diferentes entidades de cada região. Entre 2008 a 2012, por exemplo, em 336 convênios, o Ministério liberou, a preços atuais, 646 milhões de reais, qualificando 223 mil trabalhadores. Ou seja, cada trabalhador qualificado custou para o contribuinte quase 3 mil reais.

Um relatório das entidades que participaram destes convênios mostrou que a principal reclamação ou dificuldade na execução dos convênios era a relação com o Ministério do Trabalho. Esta política de qualificação realizada no período foi extensamente analisada em uma tese de doutorado da USP defendida por Ludmila Melo.

Talvez o grande problema da política pública de qualificação que predominou até 2016 decorre da dependência do jogo político e dos interesses, nem sempre razoáveis, do governo. Com a escola do Trabalhador isto acaba; a entidade convenente - que intermediava o acesso do trabalhador a qualificação - deixa de existir. Assim, através de um pequena parcela do dinheiro que estava indo para estas entidades, construiu-se uma plataforma e elaboraram conteúdos. Os dados da figura permitem comparar as duas políticas públicas: enquanto os convênios atingiram 92 municípios no Brasil, a maioria deles ricos (com elevado IDH e PIB), em um pouco mais de um ano de funcionamento, a Escola do Trabalhador chegou a 3.310 municípios, muitos deles sem condições de ter um convênio com o governo central para qualificação. Os dados apresentados são de um artigo, em fase de publicação, com os cem mil primeiros trabalhadores que conseguiram o diploma de extensão na Escola, a um custo muito menor.

Uma vez que o conteúdo foi criado e os problemas de tecnologia superados, tem-se que para cada novo aluno, o custo unitário diminui, já que o custo fixo foi desembolsado.

Brevemente, a escola estará colocando novos cursos. Por enquanto, são 25 opções. Clique aqui e ajude a divulgar esta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário