Translate

26 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Compreensibilidade

Quando estamos aprendendo contabilidade é usual surgirem novos termos. Um livro de contabilidade básica pode ajudar a desvendar alguns destes termos. Mas todo dia novos conceitos surgem. Não se espante de ao analisar uma demonstração aparecer um termo desconhecido, sem nenhum esclarecimento. O jeito é tentar buscar ajudar, mas nem sempre isto ajuda. Uma saída é tentar entender o que o gestor tentou dizer.

Vamos exemplificar com um termo que encontrei na demonstração da Paranapanema. Na página 38 surgiu o seguinte gráfico:

Que diabos é Bridge Lucro Líquido? A empresa não apresenta nenhum glossário para ajudar o leitor. Simplesmente apresenta esta informação. Se você usar o Google e digitar “Bridge Lucro Líquido” irá encontrar somente cinco resultados. E nenhuma ajuda muito.

Um dos requisitos de uma boa demonstração contábil é que a mesma seja compreensível. Existe uma boa discussão sobre este assunto na estrutura conceitual do CPC e isto foge um pouco deste texto. Mas se o leitor tentar um pouco ele irá perceber que a primeira figura começa com o resultado do segundo trimestre de 2014 e termina com o resultado do terceiro trimestre de 2014.

Veja o Bridge Lucro Líquido de outra empresa, a Estácio, para 2011:

A lógica parece ser a mesma: parte-se do resultado de um período, no caso 2010, e termina em outro, 2011 na Estácio. Os itens de azul correspondem a uma variação positiva e cinza uma variação negativa. Assim, somando o lucro líquido de 2010 com as variações, positivas e negativas, chegamos ao lucro líquido de 2011. Podemos notar então que a redução no lucro ocorreu em razão do resultado financeiro e do imposto de renda, apesar do aumento do Ebitda.

Voltemos ao caso da Paranapanema. Com base nos dados você conseguiria fazer a mesma coisa? (Note que nesta empresa existe um valor com o sinal negativo que deveria ser positivo).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário