Translate

15 outubro 2021

Quanto vale uma medalha olímpica?


A típica situação onde o valor de entrada (custo) é muito menor que o valor de saída. Neste caso, o valor de troca e o valor hedônico são relevantes na mensuração. Afinal, quando vale uma medalha de ouro. 

As medalhas de ouro para as Olimpíadas de Tóquio criado pelo designer japonês Junichi Kawanishi, compreendem aproximadamente 6 gramas de ouro, no máximo aproximadamente 550 gramas de puro prata. Como os valores do ouro e prata, assim como os preços das ações, flutuam com bastante frequência, o valor da medalha não é exatamente estático. Mas, em geral, está pairando em algum lugar acima de US $ 800. (...) Uma medalha de prata, feita de 550 gramas de prata pura, chega a US $ 462; e medalhas de bronze, principalmente cobre e um pouco de zinco, valem apenas alguns dólares.

Mas ouro olímpico medalhas têm valor além da soma de suas partes. (...) Mark Wells, um membro do “Milagre no gelo" o time de hóquei dos EUA em 1980, vendeu a sua para um colecionador particular, que o leiloou por quase US $ 311.000 em 2010. O companheiro de equipe de Wells, Mark Pavelich, ganhou US $ 262.900 com a sua própria medalha quatro anos depois.

Outros acabam no circuito de leilões muito depois que os proprietários originais se foram. Em 2013, por exemplo, uma das medalhas de ouro de Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, foi vendida por cerca de US $ 1,47 milhão.

Quanto vale uma medalha de ouro olímpica?

(É interessante que o texto atém-se ao custo de fabricação da medalha. Há um custo do atleta obter a medalha, representado pelas horas de esforço e dedicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário