Translate

18 outubro 2021

Empresas e Sociedade


Qual o papel de uma empresa? Não somente lucro, parece certo. Mas e o limite? Eis trechos de um artigo de Emily Stewart, As empresas não vão salvar a América:

Starbucks é uma espécie de banheiro da América. Em cidades como Nova York, onde estão os banheiros públicos são difíceis de encontrar, é o local de fato para parar e fazer xixi. Mike Bloomberg tentou configurar uma rede de banheiros públicos, quando ele era prefeito, uma vez supostamente encolheu os ombros que talvez “há Starbucks suficiente "para atender às necessidades de banheiro da cidade de qualquer maneira. Mas a Starbucks é um banheiro público imperfeito, porque fornecer um banheiro público não é o objetivo da Starbucks. Ela tentou no passado limitar suas instalações aos funcionários, ou, no mínimo, exigir que as pessoas que usam essas instalações comprem algo primeiro. Isso provou ser um sistema problemático depois que funcionários da Starbucks Philadelphia, em 2018, chamaram a polícia quando dois homens negros pediram para usar o banheiro, enquanto aguardavam um companheiro. (...)

A solução está longe de ser ideal. Mas em muitos lugares nos EUA, não há muitas alternativas imediatas. O governo falhou em atender a uma necessidade biológica muito básica e, portanto, uma empresa privada preenche parte da lacuna.

Em vários segmentos da vida americana, o setor privado começou a assumir tarefas grandes e pequenas que se poderia pensar que deveriam ser enfrentadas pelo setor público. (...)

Não é uma coisa ruim para marcas e empresas tentarem melhorar o mundo. Iniciar um negócio geralmente envolve identificar um problema a ser resolvido, e é muito melhor para as empresas ajudarem do que causar danos. A responsabilidade social corporativa é boa. Existem, no entanto, limites.

"É claro que queremos que as empresas sejam responsáveis", disse Suzanne Kahn, diretora administrativa de pesquisa e política do Instituto Roosevelt. Mas ela enfatizou que isso não constitui um plano de como organizar a sociedade. (...)

As empresas têm um motivo de lucro e, em última análise, são responsáveis perante os acionistas. Fazer o que é lucrativo geralmente não se alinha ao que é melhor para a maioria das pessoas e, quando fazem coisas boas, geralmente é porque sabem que isso funcionará bem com consumidores e trabalhadores. A Domino´s ajudou a encher alguns buracos porque era uma boa publicidade para clientes de pizzas, não porque esteja preocupada com o futuro das pontes e estradas da América. O problema é que a entidade que deveria estar dirigindo o ônibus nas pontes americanas está meio que dormindo ao volante.

O setor privado está invadindo cada vez mais o espaço do governo porque o governo está deixando muito espaço para começar. As empresas estão adotando soluções porque as soluções provenientes de funcionários e entidades públicas não estão funcionando ou são inexistentes.

(...) As empresas têm dinheiro e poder e as principais empresas multinacionais costumam ser as únicas entidades, além do governo, com influência para influenciar as forças da sociedade, diz Jerry Davis, professor de administração da Ross School of Business da Universidade de Michigan. "É muito claro que alguns dos problemas que queremos resolver vão aumentar, e esse é o tipo de escala que apenas um governo ou uma grande empresa pode realizar. E se não confiamos no governo para fazê-lo, isso deixa o Walmart e a Amazon ”, disse Davis.

(...) A visão cínica das empresas que atuam como uma força benevolente no mundo é que elas o farão apenas na medida em que de alguma forma beneficie seus resultados ou seja um bom marketing. Essa visão cínica às vezes é confirmada na realidade.

Veja o exemplo da internet. O governo deu às empresas privadas bilhões de dólares para tentar expandir o acesso à Internet de banda larga nos Estados Unidos e frequentemente dependia de passar por empresas de telecomunicações para expandir urbano e rural banda larga. Mas algumas empresas pegaram o dinheiro público sem cumprir a barganha, ou usou o apoio financeiro público para promover seus interesses financeiros privados. Ainda assim, milhões de americanos não têm internet rápida e confiável porque não é lucrativo para as empresas de telecomunicações chegarem a elas. Os americanos que vivem em áreas remotas ou de baixa renda não gerarão retorno do investimento.

E, no entanto, continuamos procurando empresas privadas para ajudar a resolver o problema de banda larga dos Estados Unidos, porque o governo não está lá para fazê-lo. O governo não pensa na internet da maneira que ela faz, digamos, na eletricidade - como em algo que todos deveriam ter. Dificilmente é o único exemplo de setor público cedendo território ou deixando para o setor privado tarefas que mentes razoáveis possam pensar que deveriam assumir. (...)

Foto: Regine Tholen

Nenhum comentário:

Postar um comentário