Translate

28 outubro 2021

Sobre a norma da descontinuidade


A equipe do Australian Accounting Standards Board (AASB) publicou 'Divulgações de preocupação: um caso para definição de padrões internacionais'.

O documento analisa o feedback recebido de várias partes interessadas, australianas e internacionais, no período de julho de 2020 a março de 2021, incluindo preparadores de demonstrações financeiras, auditores, reguladores e usuários. A pergunta feita foi se os atuais requisitos de relatórios de continuidade operacional do IAS 1, Apresentação das Demonstrações Financeiras, são suficientes em sua forma atual ou se é um assunto que precisa ser tratado pelo IASB

Em relação à adequação das divulgações atuais de continuidade operacional, o feedback indicou que há problemas em torno da inconsistência e da interpretação inadequada dos requisitos atuais. Além disso, foram levantadas preocupações em relação à diversidade na prática em relação às informações divulgadas nas circunstâncias em que as demonstrações financeiras são preparadas com base em continuidade, mas a administração está ciente de eventos ou condições que podem lançar dúvidas significativas sobre esse julgamento. Os entrevistados também sugeriram que o desenvolvimento de orientações seria útil para garantir consistência e comparabilidade das demonstrações financeiras quando a entidade não for mais uma preocupação permanente.

No geral, com base nas conclusões apresentadas, o documento recomenda que o IASB revise a IAS 1 para desenvolver exemplos e orientações específicas para os preparadores sobre como avaliar e divulgar questões relacionadas a assuntos. Os autores também recomendam que o IASB inicie um projeto de pesquisa para entender melhor a extensão das considerações subjacentes em relação à preparação de demonstrações financeiras de forma não contínua.

Fonte: aqui. Foto: Ruffa Jane Reyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário