Translate

28 outubro 2021

Efeito Streisand

efeito Streisand, aquela coisa em que você tenta encobrir algo ruim dizendo às pessoas para pararem de falar sobre isso, e então, opa, todo mundo está falando sobre isso, porque você lhes disse para não falar. 


A primeira lei do efeito Streisand é que ninguém aprende com exemplos anteriores do efeito Streisand. Alguns vão pelo menos tentar sutileza, mas esses esforços também fracassam inevitavelmente. 

A Arábia Saudita, por exemplo, está tentando evitar a publicidade tóxica, comprando um time da Premier League inglesa, o que é como comprar um traje de carne para evitar cachorros. Em primeiro lugar, ninguém gosta de donos de equipes EPL, nem mesmo os fãs dessas equipes. 

Em segundo lugar, você já ouviu as coisas que os fãs de futebol britânicos dizem uns aos outros? Como crianças malvadas no ônibus escolar, só que mais bêbadas, eles vão identificar sua fraqueza mais sensível e martelá-la com cânticos, canções e sinais que passam de geração em geração. 

Antes do novo time da Arábia Saudita, o Newcastle United, jogar sua primeira partida sob nova direção contra o Tottenham Hotspur, os fãs do Spurs tiveram a ideia de usar máscaras de Jamal Khashoggi e gritar sobre o técnico do Newcastle, Steve Bruce, sendo assassinado como o jornalista. 

As cabeças mais frias prevaleceram, porque os fãs dos Spurs não são nada senão elegantes. Em vez disso, eles meramente previram a demissão inevitável de Bruce. Mas aonde quer que Newcastle vá agora, os fãs e a mídia vão trazer à tona todas as coisas que a Arábia Saudita fez de errado nos últimos 50 anos ou mais, desde o assassinato de Khashoggi até seu tratamento abismal com as mulheres. O efeito Streisand não poupa ninguém.

(Bloomberg)

O efeito Streisand recebeu o nome em homenagem a atriz e cantora, Barbara Streisand, que tentou impedir que falasse da sua mansão (foto). Obviamente que o efeito foi o inverso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário