Translate

28 outubro 2021

Conversando com Estranhos


Na última década e meia, os pesquisadores  começaram a se perguntar se interagir com estranhos também poderia ser bom para nós: não como um substituto para relacionamentos íntimos, mas como um complemento para eles. Os resultados dessa pesquisa foram impressionantes. Repetidas vezes, estudos mostraram que conversar com estranhos pode nos tornar mais felizes, mais conectados às nossas comunidades, mentalmente mais afiados, mais saudáveis, menos solitários e mais confiantes e otimistas. No entanto muitos de nós desconfiam dessas interações, especialmente depois que a pandemia de coronavírus limitou nossas vidas sociais com tanta severidade.(...)

Em um experimento diferente desenvolvido pelo psicólogo da Universidade de Chicago, Nicholas Epley e sua então estudante Juliana Schroeder, pessoas foram instruídas a falar com estranhos em transporte de massa, relatando um trajeto significativamente mais positivo e agradável do que aqueles que não o fizeram. Em média, as conversas duraram 14,2 minutos, e os falantes gostaram muito dos estranhos com quem conversaram. Pessoas de todos os tipos de personalidade se divertiram.

(...) Se conversar com estranhos é tão agradável - e tão bom para nós - por que as pessoas não fazem isso com mais frequência? Essa é uma grande questão, respondida por questões de raça, classe e gênero, cultura, densidade populacional e décadas de mensagens (às vezes válidas) do "perigo do estranho". Mas a resposta principal parece ser dupla: não esperamos que estranhos gostem de nós e também não esperamos gostar deles.

Um fenômeno semelhante apareceu no trabalho de Sandstrom com outro grupo de psicólogos, liderado por Erica Boothby, chamado de "lacuna de gostar".”A pesquisa deles descobriu que os participantes do experimento (especialmente os mais tímidos) acreditavam que gostavam mais do estranho do que o estranho gostava deles. Essa percepção errônea impede as pessoas de procurar essas interações e, por sua vez, as priva não apenas de aumentos de felicidade e pertencimento a curto prazo, mas também de benefícios mais duradouros, como conhecer novos amigos, parceiros românticos ou contatos comerciais.

Mas uma força mais profunda também está em jogo aqui. Os participantes desses estudos esperavam muito pouco das próprias conversas. Quando Epley e Schroeder pediram aos passageiros que imaginassem como se sentiriam se conversassem com uma nova pessoa versus permanecessem solitários, aqueles que imaginavam conversar com um estranho previram que seus deslocamentos seriam significativamente piores. Essa previsão é reveladora. Por que foi uma surpresa tão grande que um estranho pudesse ser acessível, cordial e interessante? (...)

Sandstrom tinha uma explicação diferente (e mais simples) de por que não conversamos com estranhos: ela acreditava que as pessoas simplesmente não sabiam como fazê-lo. Então ela decidiu ensiná-los.

Em colaboração com o agora extinto grupo londrino chamado Talk to Me, Sandstrom realizou uma série de eventos que visavam mostrar às pessoas o quão agradável era conversar com estranhos - e aprender mais sobre por que as pessoas estavam tão hesitantes em fazê-lo. Desde então, ela desenvolveu algumas técnicas para ajudar a acalmar esses medos. Por exemplo, ela diz às pessoas para seguirem sua curiosidade - observe algo, elogie uma pessoa ou faça uma pergunta. Geralmente, porém, ela apenas deixa as pessoas descobrirem por si mesmas. Depois de superar o desafio inicial, eles acham que ela chega a eles naturalmente. "Você não pode calá-los", diz ela. "No final, eles não querem parar de falar. É fascinante. Eu amo isso."(...)

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário