Translate

18 outubro 2021

Risco da Falha da Internet


Você tenta usar seu cartão de crédito, mas ele não funciona. De fato, o cartão de crédito de ninguém funciona. Você tenta acessar alguns sites de notícias para descobrir o porquê, mas também não pode acessar nenhum deles. Nem mais ninguém. A compra de pânico ocorre. As pessoas esvaziam caixas eletrônicos de dinheiro. 

Esse tipo de colapso catastrófico da pan-internet é mais provável do que a maioria das pessoas imagina. 

Eu dirijo o Projeto Atlas da Internet na Universidade da Califórnia, Berkeley. Nosso objetivo é esclarecer os riscos de longo prazo para a Internet. Produzimos indicadores de pontos fracos e gargalos que ameaçam a estabilidade da Internet. 

Por exemplo, onde estão pontos de fragilidade na conectividade global de cabos. Cabos físicos sob o mar entregam 95% do tráfego de voz e dados da Internet. Mas alguns países, como Tonga, se conectam a apenas um outro país, tornando-os vulneráveis a ataques nos cabos. Outro exemplo é redes de entrega de conteúdo, que os sites usam para disponibilizar seu conteúdo prontamente para um grande número de usuários da Internet. Um interrupção na rede de entrega de conteúdo rapidamente em 8 de junho de 2021, cortou brevemente o acesso aos sites da Amazon, CNN, PayPal, Reddit, Spotify, The New York Times e o governo do Reino Unido. 

Fazemos medições em várias camadas da pilha tecnológica da Internet, de cabos a redes de entrega de conteúdo. Com essas medidas, identificamos pontos fracos na internet global. E a partir desses pontos fracos, construímos teorias que nos ajudam a entender quais partes da Internet estão em risco de interrupção, a quem essas interrupções afetarão e quão severamente e prever o que tornaria a Internet mais resiliente. 

Atualmente, a internet enfrenta dois perigos. De um lado, há a ameaça de consolidação total. O poder sobre a Internet tem se concentrado cada vez mais principalmente nas mãos de algumas organizações baseadas nos EUA. Por outro lado, há fragmentação. Tentativas de desafiar o status quo, particularmente por Rússia e China, ameaçar desestabilizar a internet globalmente. 

(...) Durante grande parte de sua história, a internet foi imperfeitamente, mas amplamente, aberta. O conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, através das fronteiras. Talvez essa abertura seja porque, e não apesar, do domínio dos EUA pela internet. 

Independentemente de essa teoria ser ou não, é improvável que o domínio dos EUA sobre a Internet persista. O status quo enfrenta desafios dos EUA adversários, isto é aliados históricos e seus próprias empresas domésticas de tecnologia Na ausência de ação, o mundo ficará com alguma mistura de potência e escaramuças descentralizadas e ad-hoc dos EUA. 

Fonte: aqui . Imagem aqui

O risco relatado acima deveria constar da análise de risco de algumas empresas, que dependem da internet para seus negócios. Um restaurante que só atende por aplicativo é uma situação onde o risco seria mais afetado que um restaurante que abre fisicamente para clientes. Mas mesmo no último caso, o restaurante irá depender da internet para receber pagamentos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário