Translate

14 outubro 2021

Contabilidade e a história da planilha eletrônica


Eis que Tim Harford conta que o surgimento da planilha eletrônica ocorreu em uma aula de contabilidade. 

Quase quinhentos anos depois, em 1978, um estudante chamado Dan Bricklin estava sentado em uma sala de aula na Harvard Business School. Enquanto observava seu professor de contabilidade preenchendo linhas e colunas no quadro-negro, uma idéia surgiu sobre ele. Cada vez que o professor fazia uma mudança, ele precisava trabalhar de um lado para o outro da grade, apagando e reescrevendo outros números para fazer tudo somar. Bricklin sabia que essa exclusão e reescrita acontecia todos os dias, milhões de vezes por dia, em todo o mundo, quando os funcionários da contabilidade ajustavam as entradas no que chamavam de planilhas: grandes folhas de papel se espalhavam por duas páginas de um livro contábil.

Bricklin era um nerd e ex-programador que imediatamente pensou: “Eu posso fazer isso em um computador." Como Steven Levy descreveu em um clássico longa-metragem dos anos 80, o resto era história. Bricklin e um amigo chamaram seu programa de planilha de VisiCalc. Foi colocado à venda em 17 de outubro de 1979. Foi um sucesso, logo seguido pelo Lotus 1-2-3 e depois, no devido tempo, pelo Excel.

Para os contadores, as planilhas digitais foram revolucionárias, substituindo horas de trabalho meticuloso por algumas no teclado. Mas algumas coisas não mudaram. Os contadores ainda tinham treinamento profissional e o sistema de dupla entrada. O resto de nós não, mas isso não impediu o Excel de se tornar onipresente. Afinal, era facilmente acessível e flexível, uma ferramenta como um canivete suíço para números, sentado no bolso de trás digital. Qualquer idiota poderia usá-lo. E Deus, nós fizemos.

Foto: Mika Baumeister

Nenhum comentário:

Postar um comentário