Translate

06 junho 2020

Valor da indenização

O escândalo do 1Malaysia Development Berhad ou 1MDB foi um dos maiores escândalos de corrupção nos anos recentes. Fundado em 2009, o fundo era constituído por recursos oriundos do petróleo. Logo no início, o fundo contou com o apoio do banco de investimentos Goldman Sachs na venda de títulos. O problema é que parte dos recursos do fundo foram depositados nas contas pessoais do então primeiro ministro do país. Acredita que Razak, o ex-primeiro-ministro, tenha desviado 700 milhões de dólares para suas contas pessoais. Mas Razak não foi o único que ganhou muito dinheiro com o fundo; Jho Low, um "financista" e conselheiro, pode ter desviado uma quantia semelhante.

As investigações revelaram problemas sérios de governança, auditoria e transparência na gestão do fundo. Dentre as empresas envolvidas, a Goldman Sachs seria aquela que mais se beneficiou das falcatruas. E por isto, o novo governo da Malásia busca obter uma indenização. Há uma estimativa que o prejuízo causado seja de 6,5 bilhões.

Inicialmente a GS tentou um acordo não litigioso no valor de 1,5 bilhão de dólares, bem acima do que ganhou com comissões, estimado em 600 milhões. O governo da Malásia recusou a proposta. Agora, segundo a Reuters, o governo da Malásia afirmou que não irá aceitar nem uma compensação de 3 bilhões, embora não tenha sido dita qual seria uma quantia "aceitável".

(Foto: Miranda Kerr, uma das pessoas beneficiadas com o dinheiro da 1MDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário