Translate

15 junho 2020

O que aconteceu com o ambientalismo?

Scott Alexander, em uma postagem já um pouco antiga, pergunta o que aconteceu com a preocupação ambiental que existia nos anos 90? Veja um gráfico com o resultado do Google Search para a palavra "rainforests":
Em média, a preocupação atual com as florestas tropicais representa 14% daquilo que representava em 2004. A mesma tendência ocorre para "endangered species" (25%), "pollution" (43%).

Alexander analisa vários problemas ambientais e como estamos:

Poluição do ar e da água - problema está sendo resolvido com sucesso
Chuva ácida - parcialmente resolvido, parcialmente alarmismo e parcialmente ainda é um problema
Florestas Tropicais - problema ainda existe e estamos ignorando
Especies em extinção - parcialmente alarmismo e parcialmente ainda é um problema
Lixo - alarmismo
Fim dos recursos naturais - alarmismo
Salvem as baleias - problema está sendo resolvido com sucesso

Conclusão segundo Alexander: Alguns [dos problemas ambientais] foram resolvidos através de um esforço heroico. Alguns eram completamente inventados. Alguns deles ainda estão por aí, mas pararam de captar a atenção do público.

Vale a pena dar uma olhada na postagem dele, baseada em dados. Ela recebeu mais de 600 comentários, um número bem elevado.

(Qual a relação com a contabilidade? Veja que existe um grupo grande de pessoas pensando que a contabilidade tem um papel neste problema, já que pode criar relatórios ambientais. Talvez uma forma de estudar o assunto é verificar se a contabilidade ajudou na solução dos problemas que foram resolvidos. Se parte dos problemas não estão recebendo a devida atenção, a contabilidade pode também ter um papel informando isto. Mas existindo uma falta de atenção das pessoas para o problema, fazer um grande esforço na produção de informações contábeis relacionadas com o ambiente não seria desnecessário?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário