Translate

21 junho 2020

Corrupção e pobreza

Segundo Alejandro Chafuen, na Forbes, é a corrupção a grande causa da pobreza, não a globalização. O artigo é do início do ano, mais ainda vale a pena a leitura:

Esses índices estão melhorando a cada ano. Ainda são imagens imperfeitas da realidade, mas nos permitem julgar que tipos de arranjos econômicos levam a maior prosperidade e redução da pobreza. Os estudos baseados nesses dados mostram que um forte respeito aos direitos de propriedade, permitindo o livre comércio e os preços livres na maioria dos setores da economia, e dinheiro sólido são os principais ingredientes das economias bem-sucedidas e ajudam as pessoas a deixar a pobreza.

Destes, dois são relativamente fáceis de analisar e implementar: comércio e dinheiro sólido. O mais difícil é o Estado de Direito e o respeito à propriedade privada. Embora os índices tenham demonstrado progresso em dinheiro e comércio, eles mostraram estagnação no estado de direito. As medidas de corrupção estão melhorando, mas não temos medidas de compadrismo, que em muitos países são mais prevalentes que a corrupção.


Contabilidade - a questão da liberdade econômica é relevante para a contabilidade. Uma das medidas mais relevantes, o índice de fazer negócios, proposto por De Soto, mostra em quantos dias é possível criar uma empresa em um país. Esta é uma das atividades dos contadores. Os instrumentos contábeis deveriam ser úteis na redução da corrupção e no aumento da liberdade econômica.

Um comentário: