Translate

03 junho 2020

Estudo controverso sobre Covid-19

Já fizemos diversas postagens sobre retratação em pesquisa científica. Recentemente até na área contábil, no prestigioso The Accounting Review. Isto é algo comum na pesquisa científica. Mas o caso da The Lancet parece bastante grave.

Este periódico foi criado há quase duzentos anos (foto ao lado) e tem publicado pesquisas na área médica. Este periódico já fez besteira no passado, sendo que o estudo ligando o autismo com vacina foi talvez seu pior erro.

No dia 22 de maio, o The Lancet publicou um artigo sobre a Hidroxicloroquina e o tratamento do Covid-19. O artigo fez um revisão de quase cem mil pacientes de 671 hospitais, entre final de dezembro e abril. Com base neste artigo, a OMS decidiu interromper os estudos sobre o uso deste medicamento.

Quatro dias depois da publicação, pesquisadores australianos descobriram um erro nas mortes registradas no país. Doi dias depois, 180 pesquisadores de vários países escreveram ao editor sobre o artigo. No dia seguinte, o The Lancet publicou uma revisão com correções, sem alterar os resultados. Ontem, o The Lancet publicou uma “preocupação” sobre o trabalho e afirmou que fará uma auditoria sobre o mesmo. A própria OMS reviu sua posição sobre o tema. O artigo está sendo colocado em dúvida pela comunidade.

Há muitos indícios os dados usados são de baixa qualidade (ou foram inventados). Há problemas de análise estatística dos dados.

(Grato Alexandre Alcântara que chamou a atenção para o tema)

(A contabilidade pode aprender muito com casos como este; afinal, trata-se de uma fraude e isto é de nosso interesse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário