Translate

26 fevereiro 2015

Concursos públicos

O colega Matias-Pereira participou de um programa na TV Futura. Gostei muito do seu comentário sobre concursos públicos:

Sobre os concursos públicos, como são realizados hoje, o Sr. sugere alguma alteração?

A forma de recrutamento, por meio dos concursos públicos no Brasil, está ultrapassada. Os candidatos passam por um processo de preparação para os concursos que os treinam para compreender as especificidades das provas, e por um processo de decorar a matéria. Esse processo é massacrante e inútil nas atividades do candidato aprovado. Entendo que devemos utilizar no processo de seleção, especialmente para as carreiras de maior relevo, bancas (modelo de seleção de concursos de professores das universidades federais, por exemplo), onde se buscará mensurar as capacidades específicas do candidato para aquela tarefa.

3 comentários:

  1. É impressionante um especialista em administração pública sugerir uma ideia dessas. O concurso pra diplomata do itamaraty já teve prova oral com banca e os resultados não foram bons. Inclusive o ex-ministro do STF, após ser aprovado em todas as fases do concurso, foi justamente reprovado na prova oral. Segundo os documentos da época, Barbosa foi reprovado pela banca por ser negro.

    Além disso, sabe-se que muitos concursos pra universidades federais, os candidatos aprovados com as maiores notas são "amigos" da banca examinadora.

    A partir do momento que um critério subjetivo é colocado na escolha do funcionário púiblico, surgem problemas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Prof. César pela publicação e comentários nesse importante Blog, sobre a minha recente participação no Debate na TV Futura, sobre concursos públicos no Brasil. Lembro que existem diversas administrações públicas, e cada uma delas possui suas especificidades. Reitero o meu entendimento de que é necessário debater e buscar novas formulas de avaliações nos processos de recrutamento para o setor público, notadamente nas carreiras típicas de Estado. É essencial, nessas carreiras, que se leve em consideração a experiência profissional acumulada pelo candidato. Abraços, Prof. José Matias-Pereira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Prof. César pela publicação e comentários nesse importante Blog, sobre a minha recente participação no Debate na TV Futura, sobre concursos públicos no Brasil. Lembro que existem diversas administrações públicas, e cada uma delas possui suas especificidades. Reitero o meu entendimento de que é necessário debater e buscar novas formulas de avaliações nos processos de recrutamento para o setor público, notadamente nas carreiras típicas de Estado. É essencial, nessas carreiras, que se leve em consideração a experiência profissional acumulada pelo candidato. Abraços, Prof. José Matias-Pereira

    ResponderExcluir