Translate

05 fevereiro 2015

Tome notas à mão

Nos dias de hoje, com a expansão dos computadores, é muito comum as aulas estarem lotadas de alunos com computadores. Os professores que reclamam são antiquados. Mas um estudo de duas universidades dos Estados Unidos mostrou que aqueles que fazem anotações à mão apreendem muito mais do que aqueles viciados na era digital. Isto pode parecer estranho, já que a máquina pode oferecer uma série de opções para o estudante, começando com a internet até os aplicativos existentes.

A principal razão para a melhor aprendizagem usando a escrita é que ela leva tempo. Enquanto você consegue escrever rapidamente num computador muitas frases, escrever é um processo relativamente lento. E o processo de aprendizagem assemelha-se com uma refeição: precisamos de tempo para fazer a digestão. Enquanto estamos digitando, fazemos duas coisas ao mesmo tempo: digitar e redigir. Os fanáticos da era moderna usam seu tempo digitando e o fazem sem prestar atenção naquilo que escutam. Na verdade estas pessoas estão “transcrevendo”, o que não exige muito esforço.

Já quando escrevemos à mão precisamos resumir, pois não conseguimos “transcrever”. E ao fazer este resumo, o cérebro está mais envolvido no significado. Esta lógica ajuda a explicar a razão pela qual as notas mais longas não são necessariamente notas melhores. O estudo mostrou que aqueles que anotavam à mão apresentaram melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário