Translate

06 fevereiro 2015

Curso de Contabilidade Básica: Individual ou Consolidado

Em geral as grandes apresentam “duas” demonstrações contábeis: a individual e a consolidado. Também em geral as pessoas não ficam muito preocupadas em distinguir qual demonstração estão analisando. Isto acontece por uma razão muito simples: os valores são próximos. Como professores, nós avaliamos artigos para congressos e revistas e o padrão usual das pesquisas é não apresentar se a mesma foi realizada com um ou outro tipo de demonstração.

Mas para toda regra existem as exceções. Hoje vamos mostrar uma destas exceções para chamar a atenção que a diferença pode ser bastante expressiva. Tomamos o exemplo da IMC International Meal Company. Para quem não conhece, a IMC é uma cadeia de restaurantes multi-marcas brasileira, com mais de 300 estabelecimentos e 12 mil funcionários. Provavelmente o leitor conhece a empresa nas bandeiras “Frango Assado”, “Viena” e “Casa Avila”.

Utilizando as demonstrações contábeis do final do terceiro trimestre de 2014 coletamos sete dados, apresentados a seguir
Os valores dão a impressão de que são duas empresas diferentes. O ativo consolidado é o dobro do individual, sendo que grande parte dele está no intangível; já na demonstração individual o principal ativo é “investimento”. O patrimônio líquido é igual, mas a receita de prestação de serviço não existe na demonstração individual (a principal receita é a decorrente da equivalência patrimonial). Finalmente, o fluxo de caixa operacional é negativo na primeira coluna e positivo na segunda.

Assim, a escolha do tipo de demonstração pode fazer diferença quando estamos fazendo análise de empresas individuais. O que escolher? Depende do tipo de informação que você deseja. Uma dica, que funciona às vezes, é olhar a análise feita pela administração, se está concentrada nos números individuais ou consolidados. No caso da IMC o relatório foca no consolidado.


Depois de um longo tempo estamos de volta. Neste período estivemos ocupados com a revisão da obra, que foi entregue para editora. Estamos ansiosos para ver o livro pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário