Translate

23 fevereiro 2015

Finanças Pessoais Regra da Idade

É muito comum a seguinte pergunta: onde devo investir meus recursos? Como temos diversos livros estrangeiros publicados, uma das respostas preferidas tem sido o mercado de ações. Afinal, no longo prazo, este mercado geralmente apresenta um retorno melhor que os outros tipos de investimento, além de permitir uma fácil diversificação.

Entretanto o mercado de ações possui muito risco. Por este motivo, alocar recursos em ações pode ser ruim para quem não pode assumir risco. Outro fator é que as pessoas tendem a gostar mais ou menos de risco conforme algumas características pessoais, como o gênero e a idade. Iremos hoje falar da idade.

Quando somos jovens, perder dinheiro em ações não representa um grande problema já que podemos recuperar com o passar do tempo. Mas na medida em que avançamos no tempo não é razoável jogar dinheiro fora já que teremos pouco tempo para conseguir o dinheiro de volta. Assim, podemos dizer que o mercado de ações é mais indicado para as pessoas mais jovens.

Uma maneira fácil de colocar um limite no investimento em ações, para evitar riscos desnecessários, é a regra da idade. Esta regra diz o seguinte: o seu investimento em ação não pode ultrapassar, em termos percentuais, a cem menos a idade. Se você tem vinte anos, temos que cem menos vinte é igual a oitenta. Neste caso o limite para investir em ação é oitenta por cento dos seus recursos. Já se fosse possui setenta anos, este limite é de trinta por cento ou cem menos setenta.

Quando aplicamos a regra da idade estabelecemos que com o tempo os recursos investidos em ações irão reduzir, ajustando o risco deste tipo de investimento as necessidades de recursos ao longo do tempo. Quando já estamos velhinhos precisamos de uma fonte de recurso mais estável, sem muita variação. Esta regra faz com que exista uma alocação das fontes de maior risco para fontes de menor risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário