Translate

10 fevereiro 2015

Novo Presidente da Petrobras e o Balanço da Empresa

O presidente recém-nomeado da empresa estatal Petrobras afirmou que não haverá uma grande amortização contábil. Num primeiro momento ele disse:

Nós estamos aí reavaliando uma série de ativos e as metodologias empregadas. A gente há de separar e a gente precisa deixar isso muito bem claro, que este balanço vai refletir a situação atual da empresa em 2014. Ela pode estar sendo influenciada, sim, por conta da corrupção, mas também por outras variáveis como preço do commodities, enfim, uma série de variáveis que estarão apontando também o real valor destes ativos.


Uma grande confusão. Percebam que ele usa o termo “reavaliando” de maneira inadequada. E abre a possibilidade para diversas metodologias, sendo que o que a empresa deve fazer é usar o valor recuperável, obtido segundo o valor em uso ou valor de troca. E após isto fazer a comparação com o valor contábil. Ou seja, três métodos somente. Depois uma pérola: “situação atual da empresa em 2014”. Dois erros: não é situação atual e sim passada e não é de 2014 e sim 31 de dezembro de 2014. Depois “variáveis que estarão apontando” (o futuro na frase é muito estranho). E para finalizar, a contabilidade (e o balanço) não irão fornecer o “real valor”.

Para encerrar de vez as esperanças:

Não. Este número [os 88 bilhões] não é um indicativo. Isso é um trabalho sendo feito com empresas que estão fazendo avaliações desses ativos. Isso vai ter que ser certificado depois, inclusive pela auditoria externa. O que nós estamos discutindo neste momento são as métricas, são a forma a ser utilizada na apuração disso. Com certeza nós teremos uma baixa de ativos até porque nós também estamos fazendo uma correção do passado. Então nós queremos em 2014 um valor justo e que mostre com muita clareza e transparência qual é o número da companhia no momento.

Está claro que irão questionar não os métodos (ou métricas), mas os parâmetros. E forçando a redução da taxa de desconto e a melhoria na estimativa do fluxo de caixa. E considerar os melhores cenários. E sobre o parecer:

Eu não tenho dúvida que a gente garantindo a credibilidade das informações prestadas, a auditoria já se manifestou, inclusive vai estar nos acompanhando, no dia a dia, para certificar essa metodologia a ser utilizada.

Parece que ele não entendeu que o problema não é a metodologia, mas os parâmetros. Ao fazer esta afirmação, o presidente está pressionando a empresa de auditoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário