Translate

02 fevereiro 2015

Finanças Pessoais: Conselhos de Investimento de Pessoas Famosas

Alguns veículos de comunicação gostam de perguntar a famosos ou quase famosos como eles investem seu dinheiro. Parecem que os leitores gostam de saber esta resposta. A questão é se devemos levar em consideração este tipo de conselho. Afinal, se dão ao trabalho de fazer este tipo de coluna é que deve ter um sentido.

Em primeiro lugar, devemos separar a curiosidade que temos sobre a vida de pessoas (quase) famosas do conselho de investimento sério. As revistas de celebridades vendem muito por que mostram um lado desconhecido destas pessoas. Quando um veículo de comunicação entrevista alguém famoso, nossa leitura é mais no sentido de saber este lado “desconhecido”. Saber que a atriz da novela das nove aplica em imóveis é muito mais uma curiosidade sobre a vida desta pessoa.

Em segundo lugar, temos que ter cuidado com um erro de lógica comum denominado “argumento de autoridade”. Usamos constantemente este argumento, seja nos trabalhos científicos, ao citar artigos famosos, ou nas conversas diárias. A atriz da novela é uma autoridade em telenovelas, talvez em teatro. Eventualmente pode ser uma pessoa com conhecimento no mercado financeiro, mas isto tem pouca chance de ocorrer. Por este motivo, seus conselhos tem um valor próximo à zero. Leia estes textos como curiosidade.

Terceiro lugar, devemos lembrar uma máxima antiga: o conselho bom não se dá, vende.

Mas existe uma situação onde estes conselhos podem ser valiosos. Existe uma história antiga de um grande investidor de ações. Um determinado dia o engraxate comentou com ele sobre o mercado. Naquele momento o investidor decidiu vender todas suas ações. Seu raciocínio foi que se até o engraxate estava no mercado isto seria um forte sinal de que o mesmo estava supervalorizado. Logo a seguir aconteceu a queda na bolsa de valores de 1929. Assim, os conselhos podem formar uma opinião sobre onde às pessoas estão aplicando seus recursos. E orientar na sua estratégia de investimento. Mas o ganho é tão pouco que o melhor que você tem a fazer é não perder tempo lendo sobre onde uma celebridade faz as suas aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário