Translate

03 janeiro 2014

Petrobras

O jornal Folha de S Paulo traz uma série de reportagens sobre a Petrobras. Esta empresa foi um dos motivos para que a bolsa de valores brasileira sofresse uma queda de 15% em 2013.

A empresa estatal registrou em 2012 seu primeiro prejuízo em treze anos. Este resultado só não foi repetido em 2013, no segundo trimestre, por uma mudança na contabilidade (hedge cambial) e na venda de ativos. O mercado tinha um expectativa que sob a presidência de Graça Foster, o populismo de Gabrielli seria contido. De início a nova gestão fez amortização dos poços secos que estavam no ativo da empresa, tratou da redução de despesas e começou a lutar pelo reajuste de preços. Apesar de estar em diversas listas internacionais como executiva poderosa, Graça Foster indica que a política a empresa não irá mudar. Pior para os acionistas minoritários e o programa do álcool.

A Petrobras é um exemplo de como não gerenciar a riqueza natural de um país. Já a Ecopetrol, da Colômbia, superou a Petrobras em desempenho e tornou-se o modelo a ser seguido. E pensar que a alternativa, para 2014, inclui um candidato da oposição que fala em “reestatizar” a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário