Translate

26 janeiro 2014

Entrevista: Radialista Lennyne Sampaio

As sextas pela manhã, mais exatamente às 8h30, alguns alunos e profissionais de contabilidade invadem a Rádio Educadora do Nordeste (950 AM) e com criatividade e inovação, divulgam informações relevantes aos seus ouvintes. Seja pelas ondas de rádio ou aí, pelo wi-fi da sua faculdade, às 8h sintonize e descubra um pouco mais do mundo mágico criado por estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A Lennyne Sampaio é a vice-presidente da Empresa Júnior de Ciencias Contábeis - EJCCONT, da UVA, e nos concedeu uma entrevista para adentrarmos esse mundo radialista. Vamos lá?

Blog_CF: Lennyne, como surgiu a ideia da radio?
Lennyne: A iniciativa foi da gestão anterior a minha. Mas foi algo brilhante e que tem sido mantida com entusiasmo, determinação e união de diversas pessoas interessadas em divulgar a contabilidade, contribuir para o acesso à informação, estimular os alunos a se expressarem de formas distintas. Refletindo assim, tem havido o estabelecimento eficaz e duradouro do programa há quase 2 anos.

Blog_CF: O que vocês geralmente colocam no ar?
Lennyne: Os assuntos são bem diversos, mas sempre relacionados à área contábil, de preferência envolvendo assuntos jurídicos ou administrativos. Ontem [24/01] falamos sobre o “Microempreendedor Individual”. Já na semana passada, o tema foi “Marketing: entre o sucesso e o fracasso das vendas”. Também divulgamos notícias e novidades da área contábil.

Procuramos estar atentos as datas, e as obrigações contábeis relacionadas a elas. No fim do ano falamos sobre agendamento e opção do simples nacional, o que é o simples nacional, a quem ele beneficia. Atualmente estamos nos organizando para ajudar os ouvintes com a declaração de imposto de renda.

Blog_CF: Como o público participa? E a comunidade acadêmica?
Lennyne: Os temas são selecionados de forma demandada, por meio de sugestões dos ouvintes. Isso ocorre com a utilização do telefone da rádio educadora (88 3611-1550), e agora também via Facebook (https://www.facebook.com/ejccont.uva).

Dos 12 integrantes da Empresa Júnior, seis fazem parte do Centro Acadêmico, o que torna a integração entre ambos automática e enriquecedora. Há um dinamismo e harmonia que engrandecem as duas entidades e a universidade em geral. Juntos conseguimos divulgar melhor o que está acontecendo, se há cursos e palestras, atividades de capacitação, até mesmo de integração entre alunos. Há uma preocupação constante em, de forma organizada e eficiente, alcançar o máximo de pessoas possíveis. Assim esperamos informar um pequeno empresário sobre algo que ele talvez ainda não saiba, atualizar quem está indo para o trabalho e ouvindo a rádio, ensinar um pouco para quem ainda está começando o curso e nem aprendeu sobre o assunto ainda (o que acaba ajudando os professores e alunos), conscientizar a população da importância do nosso curso e fornecer, ainda, auxílio à população.

Um fator que visamos manter e aprimorar é o dinamismo e a interatividade com as quais elaboramos o programa contabilidade empreendedora. Almejamos o estabelecimento definitivo do nosso programa como referencia de informação legítima e de consulta empresarial gratuita.

Há um apoio extraordinário da comunidade acadêmica. Buscamos sempre um programa em que haja o entrevistador e um entrevistado convidado para um bate-papo. Atualmente os principais protagonistas são empresários e professores universitários.

Blog_CF: Há um engajamento dos alunos da sua universidade?
Lennyne: Sim, mas o nosso público mais engajado e participativo são profissionais da área contábil e empresários.

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UVA, assim como de grande parte dos Universitários em âmbito nacional possuem uma cultura diferenciada e não tão agregada à mídia auditiva. Percebemos então que, atualmente, a rádio, em si, não é atraente a eles. Por isso estamos desenvolvendo outras ferramentas de integração, participando das redes sociais, divulgando aqui no blog. Estamos, ainda, criando o nosso site e futuramente o programa de rádio poderá ser assistido pelo youtube. Esperamos, assim, aumentar nosso fator de impacto.

Blog_CF: Como funciona o relacionamento com vocês e a rádio?
Lennyne: Bem, a rádio fica em Sobral, no Ceará. É uma rádio basicamente católica, mas há momentos destinados a outros assuntos. O nosso é de 8h às 8h30 das sextas-feiras, um acordo feito entre a empresa júnior e a rádio. Não é gratuito, então as despesas da rádio são cessadas com a colaboração de 8 patrocinadores.

O radialista responsável pela rádio educadora do nordeste é o Carlos Gomes, mas o nosso programa Contabilidade Empreendedora é realizado exclusivamente pelos membros da empresa júnior.

Blog_CF: Quem não mora no nordeste, tem como ouvir de alguma forma?
Lennyne: Quem não mora no nordeste pode ouvir o programa pelo site da rádio http://radioeducadora950.com.br/ e futuramente, como comentei, o programa de rádio estará no youtube facilitando o acesso a mais usuários. Esperamos os leitores do blog por lá!

Blog_CF: Lennyne, agradecemos imensamente a entrevista. Foi esclarecedor e inspirador saber dessa história. Espero que nossos leitores participem e apoiem essa iniciativa tão rica. Parabéns a todos vocês, à gestão anterior, aos patrocinadores e a todos que tornam essa iniciativa possível.
Lennyne: Eu que agradeço a divulgação do nosso programa e espero a participação dos autores do blog também! 

Débitos e Créditos,
Contabilidade Financeira

Um comentário:

  1. Tomara que coloquem logo no youtube ou em alguma plataforma (tipo podcast) que nos permita ouvir o programa de outros cantos do Brasil. Parabéns ao pessoal da EJCONT da UVA! O blog também está de parabéns, como sempre. É importantíssimo divulgar iniciativas que inspirem todos nós a nos mexer e fazer a contabilidade um pouco mais bonita, acessível e divertida.

    ResponderExcluir