Translate

31 janeiro 2014

IFAC alerta para a divergência contábil

O IFAC é uma entidade que congrega profissionais contábeis de 130 países, com 179 membros. Esta entidade soltou um comunicado apelando para que os políticos promovam a convergência das normas relacionadas à contabilidade. Isto inclui não somente normas para relatórios financeiros – como o caso o Iasb.

A ausência de convergência poderia estar criando problemas para o crescimento da economia, custos desnecessários e incertezas. O IFAC considera que alguns países estão promovendo a divergência, em lugar da convergência, com respostas específicas. Um exemplo citado pelo IFAC são as Normas Internacionais de Auditoria (International Standards on Auditing, ISAs) e o Código de Ética para os Contadores (Code of Ethics for Professional Accountants).

Explicitamente, o IFAC também comenta o caso do rodízio obrigatório. Enquanto alguns países rejeitaram esta proposta (Estados Unidos e Canadá), outros estão em processo de adoção, como a Europa. O Parlamento Europeu aprovou reformas que tornarão o rodízio obrigatório, com a possibilidade de que cada membro possa usar períodos diferentes para o rodízio, aumentando a divergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário