Translate

31 janeiro 2014

Leasing: dificuldades com a TI

A contabilidade de leasing está chegando a uma tentativa de convergência, visando trazer para os balanços das empresas a maiorias das operações. Entretanto, as dificuldades são diversas, incluindo a resistências das entidades que estarão sujeitas à norma.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte revelou outro aspecto preocupante: os problemas relacionados a TI para implantação da norma. Isto inclui problemas com a qualidade dos dados e adequação dos sistemas.
A pesquisa foi realizada com empresas que estarão sujeitas a nova regra sobre contabilidade de arrendamento (leasing). A grande maioria dos executivos (80%) indicou existir uma grande dificuldade com o novo padrão, não estando preparados para nova norma.

A previsão otimista é que a norma seja aprovada este ano para entrar em vigor após 2017. Ou seja, seriam três anos para reconhecer nos balanços os contratos de leasing com duração acima de 12 meses, usando para isto o valor presente dos contratos.

Os executivos esperam também uma grande influencia nas demonstrações, incluindo o endividamento e o retorno sobre o ativo. A maior influência seria sobre os arrendatários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário