Translate

15 janeiro 2014

Resenha: O poder da amizade


O Poder da Amizade é um livro simples, de leitura rápida. Não há grandes desafios, realmente dá para ler em "uma sentada", e você não estiver com sono (alguns momentos são um tanto monótonos). No fim há referências das pesquisas e estudos utilizados, assim como sugestões de leitura para quem se interessar. Livros assim ganham um pontinho a mais.

O título já é bem autoexplicativo. Nesta obra, Tom Rath mostra a importância da amizade em diversos momentos da vida. Na seção dois ele foca "amigos no trabalho". A parte que acho mais importante e que raramente vejo ser adotada é a de que indicar um amigo para um cargo é algo positivo. Eu já trabalhei na PWC e lá isso era valorizado com o programa "talento atrai talento". Mas em outros ambientes já ouvi falarem mal de um profissional excelente pelo simples fato de um cargo ter chegado a ele por indicação de um amigo com boas conexões. De forma geral um bom profissional não indicará um amigo que o fará passar vergonha. Seria uma faca de dois gumes. Feliz é quem tem o tal do amigo que se arrisca por ele, o ajuda a crescer e o indica para bons cargos.

Rath ressalta que pessoas que tem amigos no trabalho produzem mais, têm mais chance de continuar na empresa, são mais organizadas, mais saudáveis, menos estressadas e mais felizes. Ter alguém com quem desabafar melhora a sua qualidade de vida. Quando somos jovens passamos 1/3 do nosso tempo com os amigos. Isso cai para 10% quando entramos no mercado de trabalho.

Na obra, os amigos no trabalho são classificados em: (i) incentivador; (ii) campeão; (iii) colaborador; (iv) companheiro; (v) comunicador; (vi) energizador; (vii) instigador; (viii) guia. Não concordo com esse detalhamento e exagero na análise, mas continua sendo uma leitura interessante. Vejo a importância do "guia", alguém que você pode procurar em momentos de dúvida, por exemplo. Na PWC tínhamos um "conselheiro". Escolhíamos um supervisor com quem não trabalhávamos costumeiramente e podíamos conversar com ele quando precisávamos. Só não vale transformar o seu "guia" em psicólogo de plantão!

Vale a pena? Não porque o que ele prega é facilmente acessado de formas mais simples. Um resumo, uma resenha, uma olhada na livraria já te faz captar o que te for necessário.

Rath, Tom. O Poder da Amizade. Ed. Sextante. 156p. R$ 19,90

Parceiros do blog:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário