Translate

20 janeiro 2014

História da Contabilidade Fatos diversos curiosos

Nas pesquisas que tenho feito sobre a história da contabilidade tenho deparado com alguns fatos curiosos. A postagem histórica de hoje será sobre três destes fatos.

A Escola Tabajara
Quem assistiu ao programa humorístico Casseta e Planeta lembra-se dos produtos Tabajara. Os redatores sempre inventavam algum produto diferente, vendido pelas Organizações Tabajara. Pois existe um Instituto de Ensino Tabajara na cidade de São Paulo. Na década de 70 este Instituto tinha um curso técnico de contabilidade



Questões Vernáculas
Um dos maiores especialistas em língua portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida, comentava sobre a palavra Contabilidade, no Estado de S Paulo de 23 de maio de 1971 (edição 29847, p. 105):

Quem é rico contrata um contador
Uma coluna do jornal faz uma fofoca sobre o jovem Charles, herdeiro do trono inglês. Era 1966 e Charles realmente era um jovem. O texto diz que Charles era fraco em matemática. Conclui que “quem é pobre, não precisa se preocupar com matemática nem contabilidade; quem é rico, contrata um bom contador”.

2 comentários:

  1. Não só curso técnico, mas também de gradução em Ciências Contábeis. A Faculdade Tabajara, tradicional instituição do bairro de Moema, na capital paulista, teve seu nome alterado tão somente em 1998 para Faculdade Ítalo-Brasileira e, anos depois, para UniÍtalo.
    http://www.educaedu-brasil.com/centros/uniitalo-uni1522

    ResponderExcluir
  2. O melhor foi "Quem é rico contrata um Contador"!
    Polyana Silva via Facebook

    ResponderExcluir