Translate

27 abril 2013

Fato da Semana

Fato: A indicação de Golden para presidir o Fasb

Qual a relevância disto? – O Fasb é a entidade que normatiza a contabilidade das empresas de capital aberto do maior mercado de capitais do mundo. O Fasb no passado exerceu enorme influência sobre a contabilidade moderna. E ainda continua a exerce um papel relevante, seja na definição de novas normas em conjunto com o Iasb, seja nas pesquisas para contabilidade financeira.

O mandato da atual presidenta encerra no meio do ano. Mas a fundação ao qual está subordinado o Fasb, denominada FAF, já definiu que Russell Golden deverá assumir o posto de Leslie Seidman. Golden já trabalha no Fasb e terá um conjunto de tarefas espinhosas, que inclui a definição de normas para o arrendamento mercantil, reconhecimento de receita, instrumentos financeiros e seguros. Além disto, a posição do Fasb poderá ser relevante para a questão da convergência dos Estados Unidos com as normas contábeis.

Positivo ou Negativo? – A indicação de Golden antes do término do mandato de Seidman evita um vazio de poder no Fasb e prepara a sucessão. A escolha deste nome, aparentemente, será interessante para a convergência.

Desdobramentos – A posição de Russell Golden quanto ao processo de convergência é bastante favorável. Além disto, ele aparentemente é favorável as normas produzidas em conjunto com o Iasb. Assim, sua indicação poderá ser um alento para os que defendem a convergência (as grandes empresas de auditoria e o AICPA, por exemplo). Mas como Golden ocupa um assento no Fasb, sua indicação irá abrir uma vaga que poderá ser fundamental para resolver algumas votações apertadas que ocorreram no passado recente na entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário