Translate

11 abril 2013

FAQs sobre Bitcoin


O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma moeda digital, sem vínculo com nenhum governo (banco central) ou empresa. Foi criada em 2009.

Por que o interesse no Bitcoin?
No último ano, de abril de 2012 a abril de 2013, o valor do Bitcoin foi multiplicado por 20. A valorização trouxe a atenção dos analistas sobre o assunto. Alguns acreditam que o Bitcoin é uma tecnologia que irá revolucionar os serviços bancários. Outros acham que é um esquema Ponzi. Acredita-se que exista uma relação entre a valorização do Bitcoin e a crise de Chipre.

Quem está usando o Bitcoin?
Alguns endereços da internet já aceitam pagamento com Bitcoin. Em junho de 2011 o Wikileaks passou a aceitar doações em Bitcoin. Alguns bancos já visitam os mercados de troca de bitcoin, segundo informação da Reuters. Também é possível trocar Bitcoin por Linden, a moeda virtual do second Life.

O Bitcoin é somente uma moeda?
Há certa controvérsia com respeito a isto. Alguns acreditam que o Bitcoin pode ser considerado também como sendo uma fonte de investimento. Esta crença decorre da valorização ocorrida nos últimos anos. E já existem derivativos em bitcoins.

Quais as vantagens do Bitcoin?
Além do fato de ser um investimento, o Bitcoin tem a vantagem do anonimato. Como moeda, o Bitcoin poderá revolucionar o sistema bancário (vide mais adiante).

Como a moeda é criada?
Existe um sistema denominado de mineração. Ele está associado com a solução de certos problemas matemáticos complexos, que geralmente são feitos com a utilização de elevados recursos computacional. Isto limita a criação da moeda. E incentiva aqueles que desejam criar moeda de maneira pouco ética, como usar os computadores de uma empresa sem a permissão do empregador.

Como o processo de criação do Bitcoin afeta a criação de vírus?
Uma vez que a criação da moeda depende da utilização de computadores, alguns programas foram desenvolvidos para instalar nos computadores pessoais ao longo do mundo, com a finalidade de usar as máquinas para “criar” moedas para terceiros. Estes programas não provocam efeito sobre os arquivos, mas torna o equipamento mais lento.

Existe roubo de Bitcoin?
Já existem casos de roubo de Bitcoin, com prejuízos expressivos. Algumas empresas que armazenam Bitcoin já foram roubadas.

Qual a explicação para o comportamento do preço recente do Bitcoin?
Como existe uma limitação na oferta da moeda e a procura é crescente, a resposta da pergunta é fácil: a velha lei da economia. Além disto, algumas das vantagens da moeda, como o anonimato, atraem pessoas.

Existe algum respaldo legal para o Bitcoin?
Em geral não. As autoridades monetárias de diversos países não reconhecem o Bitcoin como moeda de troca. Mas o serviço financeiro da ilha de Malta reconhece o uso do Bitcoin.

O Bitcoin é volátil?
Sim. A conversão do Bitcoin para o dólar já sofreu variações enormes nos últimos anos. Em 2011 o preço caiu de 30 para 2, o dólar. No final de março atingiu a 50 dólares.

Existem alternativas ao Bitcoin?
Sim. Um deles é o mavros, criado pelo russo Sergey Mavrodi. Entretanto, o currículo de Mavrodi não é muito bom para ser um substituto adequado.

O Bitcoin é revolucionário?
Pelo fato do Bitcoin não depender do sistema bancário tradicional, as transações eletrônicas podem ter um custo menor. Assim, é possível que o Bitcoin seja uma disruptive innovation, na definição de Clay Christensen

3 comentários:

  1. Caro.
    Ao realizar a venda dos BitCoins, por se tratar de um mercado de renda variável, semelhante ao de ações, as taxações seria semelhantes? Como declarar um ganho com bitcoins no imposto de renda?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim. Observe que isto tudo é muito novo. E muitas das transações são realizadas fora do sistema financeiro tradicional, o que significa a não taxação.

    ResponderExcluir
  3. se eu compro bitcoins por um bom preço atravez de uma exchange, obtenho um bom lucro após uma valorização do mesmo vendendo o que havia comprado antes, solicito a transferencia do valor para a minha conta, por exemplo no banco do brasil... eu tenho que declarar algo?.. como isso é feito?...

    ResponderExcluir