Translate

25 abril 2013

Borussia

A vitória espetacular do Borussia Dortmund sobre o poderoso Real Madrid pela Champions League pode ser analisada sob a ótica empresarial. Em 2005 o clube devia 130 milhões de euros, após pagar um absurdo para jogadores medianos. Um grupo de investidores decidiu colocar dinheiro no clube. Mas com a condição de desfazer dos altos salários, como dos jogadores Rosicky, Odonkor e Metzelder.

Para comandar o clube, contratou um técnico, Klopp, por um salário bem abaixo do que ele ganhava no clube anterior. Mas a contratação compensou e o time de Klopp conseguiu o quinto lugar em 2010. Mesmo assim, o clube continuou vendendo jogadores, como Petric e Frei. E venceu o campeonato alemão no ano seguinte, seis anos após quase ir à falência.

Mesmo com o desempenho recente, o clube continua vendendo. Nesta semana anunciou a saída de dois dos seus melhores jogadores: Gotze e Lewandowski. E o plantel consta de jogadores que foram adquiridos por valores reduzidos.

Para ler mais: How A Struggling German Soccer Club Got Out Of $170 Million In Debt And Became One Of The Best Teams In The World, Marcus Christenson, The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário