Translate

26 abril 2013

Facebook

Mesmo que não gostemos, o Facebook tem hoje um grande poder sobre nossas vidas. Como uma rede social, o Facebook reflete a nossa vida em comunidade. E influencia nossas decisões.

Uma pesquisa realizada em 2010 nos Estados Unidos e publicada em 2012 mostrou este efeito sobre a indução ao voto. No dia das eleições naquele país, onde o voto é facultativo, alguns usuários do Facebook receberam uma mensagem lembrando que era o dia das eleições. Além disto, estas pessoas receberam informação sobre o posto de votação e a quantidade de pessoas que afirmaram que tinham votado. Um segundo grupo recebeu a informação de seis amigos que tinham votado. E o terceiro não recebeu nenhuma informação. Cruzando os dados dos eleitores com aqueles que receberam (ou não) a informação do Facebook, os pesquisadores descobriram que quem teve o lembrete dos amigos compareceram mais as urnas.

Um estudo mais recente mostrou como os assuntos se alteram com a idade e com o gênero da pessoa. A figura abaixo é a tradução disto. Observe que os jovens falam mais de rede social (é o terceiro gráfico da primeira fileira) e com o aumento da idade este assunto deixa de ter interesse. As mulheres (linha vermelha) falam mais sobre família e amigos, enquanto os homens adoram bater papo sobre esportes. A frequência de alguns assuntos não muda muito com o passar dos anos, como é o caso, surpreendente, de tecnologia. E conversa sobre comida e bebida está presente tanto entre os homens quanto nas mulheres, em igual proporção.


Outro gráfico interessante é o número de amigos por país. Enquanto os russos e chineses possuem poucos amigos, brasileiros, filipinos e islandeses apresentam um número de amigos bem acima dos demais países. Seria uma comprovação do espírito fraterno do povo brasileiro?


Para Ler mais:
Reinach, Fernando. Facebook e indução ao voto. Estado de S Paulo, 4 de outubro de 2012, p. A27.
Gelman, Andrew. Fascinating graphs from facebook data. Statistical Modeling, Causal Inference and Social Science.
Wolfram, Stephen. Data Science of the Faceebook World. Wolfram blog 

Um comentário:

  1. Professor, fizemos isso para avaliar se a utilização do facebook, wikipedia e youtube poderiam reduzir a assimetria informacional.

    Não encontramos um resultado significativo, estatisicamente, mas acho que foi um bom resultado inicial.

    http://www.contabilidademq.blogspot.com.br/2013/04/divulgacao-de-informacoes-por-meio-da.html

    ResponderExcluir