Translate

07 abril 2013

Educação on-line

Um longo artigo do sítio Quartz debate a educação on-line (The dirty little secret of online learning: Students are bored and dropping out). Inicialmente o texto lembra que os cursos on-line são ainda experimentos e que realmente não possuem uma influencia grande sobre os alunos. Isto é polêmico, já que somos levados a acreditar que existe uma experiência consolidada de ensino à distância. E temos uma série de respeitáveis universidades usando os cursos on-line.

Outro aspecto relevante é que as quadro principais plataformas de ensino ((Coursera, EDX, Udacity e Udemy) possuem mais de 4 milhões de seguidores no momento. Um curso destas plataformas possuem em média entre 30 a 50 mil matrículas. Mas somente 10% dos alunos irão terminar cada curso. Ou seja, a evasão dos cursos são maiores que o ensino tradicional.

Qual a razão disto ocorrer? Para Todd Tauber, o autor do artigo, um dos problemas é que as pessoas que fazem a educação on-line estão ainda pensando em sala de aula. Apesar de existir uma conversa de que o ensino incorpora "anos de pesquisa" sobre o aprendizado, o mundo sofreu grandes transformações. A presença dos smartphones aumentou o número de vezes que as pessoas acessam a internet. Segundo Tauber, "os métodos de ensino do século XX simplesmente não funcionam tão bem para os alunos ocupados e distraídos do século 21".

A estrutura de um curso on-line ainda consiste de leitura, vídeos e exercícios. E possuem a estrutura de um semestre letivo.

Apesar dos avanços da educação on-line, parece que ainda falta muito o que fazer.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito da educação online (já participei de vários cursos, inclusive). Mas acredito (achismo e experiência como professor) que ela funcione para alunos maduros.

    Eu não creio que uma primeira graduação possa ser proveitosa para os alunos imaturos, recém saídos do ensino médio. Mas na pós-graduação à distância eu acredito (especializações e MBAs).

    Talvez a evasão seja por isso. Os alunos não têm maturidade para gerenciar seu tempo de estudo. Não têm pessoalmente, com o professor "botando" pressão. Imagine sem o contato físico.

    ResponderExcluir