Translate

14 novembro 2012

Música e Contabilidade


As artes expressam de certa maneira o sentimento das pessoas comuns. Se a sociedade considera uma profissão positiva, isto deverá estar expresso nos filmes, nas músicas, nas peças de teatro e nos romances. No passado, pesquisas foram feitas verificando como o contador aparecia em filmes, por exemplo.

Dois pesquisadores australianos resolveram investigar como a contabilidade e os contadores apareciam nas letras das músicas. Talvez a mais famosa música relacionada com a contabilidade seja Taxman, de George Harrison, para o álbum Revolver dos Beatles, que protestava contra a grande quantidade de impostos que ele pagava. Ou seja, não é uma imagem muito positiva da contabilidade.

As outras músicas investigadas mostram que a contabilidade – e o contador – é apresentada de maneira negativa: seja como servo do capitalismo ou como opressor ou associado a um escândalo. Este seria o estereotipo que a música passa sobre este assunto. Para os autores, ao contrário da imagem de algo “chato”, a visão das letras é que contabilidade é algo do “mal”.

A pesquisa foi realizada em língua inglesa. Em português não conhecia nenhuma letra que tivesse os dois termos até escrever este artigo. O mais próximo seria uma letra do Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Mas pesquisando sobre o assunto encontrei a música Pra se sentir melhor , de LS Jack, com a seguinte letra:

Mas as pessoas não precisam ter ilusões
Pra se sentir melhor
Pra dentista é muito candidato
História não dá status
Contabilidade não dá prestígio

Para ler mais: SMITH, David; JACOBS, Kerry. “Breaking up the Sky” The characterisation of accounting and accountants in popular music. Accounting, auditing & Accountability Journal. V. 24. N. 7, 2011, p. 904-931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário