Translate

22 novembro 2012

HP


Sobre a fraude contábil na HP: a Deloitte resolveu responder sobre a acusação de omissão por parte da HP com respeito a auditoria da Autonomy. Segundo comunicado da auditoria, não havia conhecimento sobre qualquer fraude e a última auditoria foi de fevereiro de 2011. A empresa evitou discutir o assunto, alegando problemas de confidencialidade. Mas a Deloitte reconhece que era a empresa de auditoria no momento da aquisição.

Uma discussão importante diz respeito ao papel de uma empresa de auditoria. Deveria incluir ou não a detecção de fraude?

A HP não forneceu muitos detalhes do problema contábil. Um analista de fraudes, John Hempton, havia realizado recentemente uma palestra num fórum de investidores, e usou o caso da Autonomy como exemplo. A analise de Hempton indicava que a empresa de software estava gerando muito valores a receber em relação a sua receita. Outro analista comentou que já tinha sinal de problemas com a contabilidade da empresa.

Um comentário:

  1. Acho que esse caso da HP vai deixar bemm claro o papel do auditor. Muitos confundem contador com auditor. Interessante, ainda, a alegação de confidencialidade com o cliente.

    ResponderExcluir