Translate

16 novembro 2012

Wal Mart e Corrupção

A Wal-Mart foi acusada de prática de suborno no México recentemente. Agora a Reuters informa que tal acusação inclui também China, Índia e Brasil.

O escândalo eclodiu após a publicação de um artigo do jornal The New York Times no dia 22 de abril, no qual o jornal apontou que a empresa escondeu práticas de subornos em grande escala para expandir suas atividades no México.

As autoridades federais e locais mexicanas também iniciaram suas próprias investigações, e vários de seus diretores atuais e anteriores foram alvos de processos por parte dos acionistas da empresa.No início de 2000, em meio à rápida expansão no México do número um mundial da distribuição varejista, o Wal-Mart pagou 24 milhões de dólares em subornos a autoridades mexicanas, ainda segundo o jornal.

Segundo o New York Times, o anúncio pode afetar as operações mundiais da empresa. Mas é importante destacar que a empresa não está dizendo que ocorreu suborno no Brasil, mas que existe evidência suficiente para que seja comunicado ao acionista. Para conduzir as investigações, a empresa contratou a KPMG e uma empresa de advocacia.

A empresa possui mais de dez mil lojas, sendo 2230 no México e 534 no Brasil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário